Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 17h04 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 19h18 | Acessos: 508

"Lutas, Resistências e Democracia" é o tema do Seminário que ocorrerá, de forma online, nos dias 18,19 e 20 de agosto. Interessados em participar têm até o dia 16 de agosto para se inscrever.

O evento pretende promover a articulação entre os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Neabi) do IF Goiano, a fim de aprimorar o desenvolvimento e implementação de ações voltadas à educação para as relações étnico-raciais e combate ao racismo, tal como designadas em lei às instituições de ensino. É voltado para estudantes, professores e todos aqueles que se interessem em discussões sobre o tema.

A conferência de abertura será com a professora Luciana de Oliveira Dias da Universidade Federal de Goiás e terá como tema "Direitos Humanos: Lutas e Resistências Negras e Indígenas". Na programação constam minicursos, mesas redondas e lançamento de livros. Abaixo, os temas dos minicursos:

Alimentação no tratamento da Anemia Falciforme: Da teoria à prática.

Candomblé: Ancestralidade, Direitos Humanos e Intolerância Religiosa.

Patrimônio cultural afro-brasileiro.

Literatura de autoria indígena e resistência dos povos indígenas.

Racismo estrutural, cotas raciais e heteroidentificação: a experiência em processos seletivos

Politização e equidade históricas das mulheres afro-brasileiras

“Fala, parentes!”: Indianidades e práticas etnomidiáticas no YouTube.

A saúde da população negra e indígena em Goiás

Estão previstas duas mesas redondas com os temas: "Democracia, Antifacismo e Antirracismo e o papel dos Movimentos Sociais" e "Arte e cultura afro-brasileira e indígena na rede: racismo, tecnologia e etno-resistências".

Acesse: PROGRAMAÇÃO COMPLETA

As atividades ocorrerão por meio da plataforma Google Meet e pelo canal do IF Goiano no Youtube.

Clique AQUI e inscreva-se no evento

Seção de Comunicação Social e Eventos

registrado em: