Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Fórum dos coordenadores de cursos do IF Goiano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 17 de Julho de 2018, 10h10 | Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 10h05 | Acessos: 290

O papel do coordenador de curso frente aos desafios acadêmicos e de gestão educacional

Com base em levantamento diagnóstico realizado em 2017, sabemos que são vários os motivos que levam à evasão ou o estudante a não alcançar êxito em seus estudos trazendo consequências sociais, acadêmicas e econômicas. Diante disso, a Pró-Reitoria de Ensino tem focado suas ações em projetos de Permanência e Êxito na educação básica e na educação superior, na tentativa de fazer com que o aluno se sinta acolhido e apoiado em situações que ameacem a continuidade de seus estudos na instituição, bem com o seu êxito no processo educativo.

Dessa forma, aos servidores do IF Goiano têm sido oportunizados espaços de discussões para troca de experiências, para aquisição de novos conhecimentos e para proposições de projetos inovadores necessários e relevantes no processo de ensino aprendizagem.

Nessa perspectiva, a Pró-Reitoria de Ensino realizará, no dia 25 de setembro de 2018, o I Fórum dos Coordenadores de cursos do IF Goiano, com o tema “O papel do coordenador de curso frente aos desafios acadêmicos e de gestão educacional", cuja finalidade é favorecer o alinhamento de procedimentos, atribuições e perfis, além de estabelecer rotinas de trabalho que contemplem as ações inerentes ao cargo de coordenação de curso, bem como procedimentos internos desta instituição frente ao Projeto Pedagógico de Curso.

E foi pensando nisso que, em parceria com os coordenadores de cursos de todos os campi do IF Goiano, foram propostos e discutidos alguns temas para composição dos Grupos de Trabalhos (GTs) que constituirão o I Fórum dos Coordenadores de Cursos do IF Goiano. Serão cinco GTs: 1) Utilização de carga horária a distância em cursos presenciais; 2) Acompanhamento de egressos e assistência estudantil; 3) Inclusão e diversidade; 4) Metodologias ativas, currículo integrado e EJA; e 5) Estágio.

Temos a clareza de que tais temas não encerram a necessidade de aprofundamento ou até mesmo a inclusão de novas temáticas, mas é um grandioso passo dado de forma cooperativa para maior compreensão da realidade que envolve não apenas a qualidade do ensino, mas também de práticas didático-pedagógicas e administrativas que permeiam a ações de docentes e técnicos administrativos que atuam no ensino do IF Goiano.

 

Veja a programação do evento:

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

 

 

09:00 às 09:30

 

 

 

09:30 às 12:00

 

 

 

 

· Abertura:

 Lançamento do Fórum Institucional dos coordenadores de cursos
 Lançamento do Nucli

 

 

· Mesa redonda: O PAPEL DO COORDENADOR DE CURSO FRENTE AOS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL

 

 

 

13:30 às 15:00

GT 1 - Utilização de carga horária a distância em cursos presenciais

 

GT 2 - Acompanhamento de egressos e assistência estudantil

         

GT 3 - Inclusão e diversidade

 

GT 4 -Metodologia ativas, Currículo integrado e EJA.

 

GT 5 – Estágio

 

15h às 17h

· Apresentação dos grupos de trabalhos

· Encaminhamentos

 

Local - IF Goiano - Campus Trindade

Data: 25/09/2018

Público: Coordenadores de Cursos de Graduação, Coordenadores de Cursos do Ensino Médio e  Técnico, Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP  e Diretores de Ensino.

Período de inscrição: 01/08 a 25/09

E-mail:  ensino@ifgoiano.edu.br

Fone: 62 - 3605 - 3673

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página