Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Lançado projeto "Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável"

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 15 de Mai de 2017, 20h49 | Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2017, 12h00 | Acessos: 1376

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 15, o lançamento do projeto “Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável”. O evento foi realizado no Campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

imagem sem descrição.

O projeto foi idealizado pelo IF Goiano, o Instituto Fórum do Futuro e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) para responder ao aumento da demanda de alimentos e, ao mesmo tempo, ampliar a sustentabilidade dos processos produtivos.

Por meio da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologias e inovações, o projeto visa transformar Rio Verde em uma referência do alimento saudável, sustentável, resiliente às mudanças climáticas e socialmente inclusivo. Isso permitirá melhorar o diálogo entre a cadeia de valor do alimento (produtores, indústrias, prestadores de serviço, comércio, etc.) e a sociedade urbana.

O evento contou com a presença de representantes de diversos parceiros locais e internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), a Emater, a Embrapa, a Prefeitura Municipal, o Sindicato Rural de Rio Verde, a Comigo e a Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial).

Integração lavoura-pecuária-floresta

No período da manhã, pesquisadores da Embrapa e do IF Goiano, além de representantes do Banco do Brasil, falaram sobre as oportunidades da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). O sistema produtivo é tema de um dos projetos que integram a proposta “Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável”.

Os pesquisadores João Kluthcouski (Embrapa Cerrados) e Abílio Pacheco (Embrapa Produtos e Mercado) comentaram as oportunidades do sistema. João K focou sua apresentação na integração lavoura-pecuária, mais voltada para áreas que são tradicionalmente utilizadas para agricultura. Segundo o pesquisador, a introdução da pecuária, mesmo em áreas de lavoura com boa produtividade, pode aumentar ainda mais este índice.

Abílio Pacheco, por sua vez, mostrou sua experiência como pesquisador e também como produtor ao inserir o componente florestal em uma área tradicionalmente utilizada para pecuária. De acordo com ele, entre os benefícios dessa integração para o pecuarista, estão a melhoria do bem-estar animal, em razão da sombra das árvores e, consequemente, o aumento do ganho de peso ou da produção de leite. Além disso, as árvores diminuem a variação da temperatura e ajudam o capim a se manter verde por mais tempo.

A pesquisadora Darliane de Castro Santos, do IF Goiano, apresentou na sequência as propostas de fomento e desenvolvimento de soluções tecnológicas para implantação de modalidades de ILPF adequadas aos municípios de Rio Verde e de Iporá.

Em sua palestra, ela explicou que os municípios foram escolhidos porque possuem condições de clima e solo diferentes e representativos de outras regiões de Goiás. “A ideia é encontrar soluções que favoreçam a implantação do sistema integrado em boa parte do estado, levando em conta não só as condições naturais, mas também as vocações produtivas dessas regiões”, explicou ela.

Em seguida, o gerente de negócios do Banco do Brasil, Rodrigo Roberto dos Santos, falou sobre linhas de crédito para financiamento do sistema ILPF e convidou o consultor Cristóvão Bittencourt Ivanco para apresentar um caso de sucesso de integração pecuária-floresta.

O seminário foi organizado pelos programas de pós-graduação do IF Goiano em Bioenergia e Grãos, Ciências Agrárias - Agronomia e Biodiversidade e Conservação, sob coordenação da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação

Fim do conteúdo da página