Polo realiza evento sobre Bioenergia e Grãos

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 21h22 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 12h47 | Acessos: 1593

I Workshop sobre Avanços Tecnológicos em Bioenergia e Grãos aconteceu nos dias 18 e 19, no Campus Rio Verde do IF Goiano.

Discussões após palestras sobre melhoramento de soja e culturas bioenergéticas alternativas
imagem sem descrição.

Aconteceu nesta segunda e terça-feira, 18 e 19, o I Workshop sobre Avanços Tecnológicos em Bioenergia e Grãos, realizado pelo Polo de Inovação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e pelo Programa de Pós-Graduação em Bioenergia e Grãos do Campus Rio Verde. O evento recebeu mais de 300 participantes, entre pesquisadores, produtores rurais, consultores, empresários e estudantes.

Palestras e painéis abordaram questões como biotecnologia, técnicas de produção e controle biológico na sucessão milho/soja, melhoramento de soja e espécies bioenergéticas alternativas. Entre os convidados estavam Paulo Roberto Garollo, que realiza transferência de tecnologia e treinamento de equipes na Monsanto, o chefe de pesquisa do Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (Gapes), Túlio Gonçalo, e os pesquisadores Murillo Lobo Junior (Embrapa), Vanda Pietrowski (Unioeste), Bruna Mendes de Oliveira (Coodetec) e Denis Santiago da Costa (IFMS).

Ao final do evento, no dia 19, estudantes apresentaram resultados de 33 pesquisas que realizam dentro do tema “bioenergia e grãos”. As apresentações dos estudantes Jannifer Custódio da Silva, Thales Caetano de Oliveira e Geovana Ramos Soares, do IF Goiano, foram premiadas com kits de publicações da Embrapa.

A coordenadora do evento, Renata Pereira Marques, destacou o nível de maturidade científica dos estudantes: “Assistimos a apresentações de muita qualidade, em que boa parte dos alunos demonstrou domínio dos objetivos de seus estudos, dos métodos científicos e dos problemas de pesquisa que os orientaram”, elogiou.

Abertura

Na abertura do Workshop, a coordenadora do evento comentou que o evento foi pensado para aproximar o setor produtivo agropecuário dos pesquisadores do IF Goiano. Segundo ela, “isso já tem acontecido de uma forma muito especial no nosso programa de pós-graduação em Bioenergia e Grãos, no qual os alunos são produtores, funcionários de empresas do setor e consultores, que trazem problemas práticos do setor para serem resolvidos pela pesquisa aplicada”.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Fabiano Guimarães Silva, reforçou dizendo que além de formar estudantes, a instituição tem a missão de desenvolver pesquisas e tecnologias e que as parcerias com a iniciativa privada são essenciais para isso.

Nesse sentido, ainda de acordo com a professora Renata, o Workshop é um momento de compartilhar mais amplamente “experiências sobre problemas comuns e suas soluções, em diferentes contextos”, completou ela.

O evento teve apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e está planejado para acontecer anualmente.

Acesse:
Fotos do evento

Assessoria de Comunicação Social do Polo de Inovação
Karen Terossi - Jornalista (MTB 70.001)