Polo Embrapii apresenta modelo a empresários

Publicado: Domingo, 01 de Abril de 2018, 22h06 | Última atualização em Quinta, 17 de Mai de 2018, 21h44 | Acessos: 1281

Reunião será nesta terça-feira, dia 3, no auditório da Acirv, a partir das 8 horas da manhã.

O Polo Embrapii do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) se reúne nesta terça-feira, 3, com empresários de Rio Verde para discutir as oportunidades de pesquisa e inovação oferecidas pelo Polo. O encontro será no auditório da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), a partir das 8 horas.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) é uma organização social que visa fomentar a inovação industrial no país, por meio de parcerias entre empresas e instituições de pesquisa com reconhecida excelência em sua área de atuação. O IF Goiano conquistou o credenciamento da Embrapii no final do ano passado.

Os recursos investidos pela Embrapii nesses projetos são do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e não são reembolsáveis. Neste modelo, a Embrapii investe um terço do valor total do projeto, a empresa investe outro terço, ambos em recursos financeiros, e o Polo Embrapii complementa com o outro terço, principalmente em recursos não-financeiros, ou seja, horas dos pesquisadores, de alunos bolsistas, de uso de equipamentos e de laboratórios.

O IF Goiano possui o primeiro e único Polo Embrapii de Goiás, que fica localizado em Rio Verde e atua na área de tecnologias agroindustriais. Segundo o diretor do Polo, Alaerson Maia Geraldine, a unidade trabalha com desenvolvimento e validação de tecnologias em duas linhas de atuação: tecnologias de manejo agrícola e tecnologias para processamento e armazenamento de grãos.

De acordo com ele, o desenvolvimento de tecnologias agroindustriais é hoje um dos maiores desafios para a agricultura brasileira. "O Brasil será o principal responsável por atender a demanda crescente por alimentos no mundo e deve fazer isso de modo sustentável, ou seja, reduzindo custos e desperdícios e aumentando a produtividade", explicou o diretor.

A reunião do dia 3 de abril é promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (Coderv), pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e pela Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv).

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação