Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Embrapii avalia maturidade do Polo do IF Goiano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2018, 21h30 | Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2018, 16h38 | Acessos: 1137

Após 6 meses de credenciamento, os processos e insumos de trabalho do Polo foram avaliados pela Embrapii. A avaliação permite identificar os desafios para a estruturação da unidade.

imagem sem descrição.

Entre os dias 15 e 17 de maio, o Polo do IF Goiano em Rio Verde recebeu o representante da Embrapii Renato Mariano de Sá, que avaliou o nível de maturidade da unidade. De acordo com ele, a avaliação é relativa à qualidade dos processos e insumos do Polo e aos seus resultados.

“Estamos avaliando a existência e a qualidade de infraestrutura, recursos humanos, além de protocolos e referências institucionais que indicam como o trabalho deve ser feito”, explicou. Ainda de acordo com Renato, a avaliação permite diagnosticar problemas, apontar desafios e, na próxima avaliação, estabelecer comparações.

Os processos que compõem a operação padrão Embrapii e que foram avaliados são: prospecção, elaboração de proposta técnica, negociação, execução de projetos, gestão de projetos, gestão de portfólio, gestão de propriedade intelectual, comunicação e formação de recursos humanos.

Renato falou sobre a importância de cada um dos processos e destacou a questão da formação de recursos humanos pelo Polo. “Formar pesquisadores em projetos de inovação é uma das finalidades dos polos Embrapii de institutos federais e provavelmente sua atividade mais nobre”.

O relatório preliminar da avaliação foi apresentado à equipe ao final da visita, na quinta-feira, 17. Para o diretor do Polo Embrapii, Alaerson Maia Geraldine, alguns problemas apontados podem ser corrigidos a curto prazo. "Por outro lado, determinados protocolos de trabalho e referências institucionais serão construídos pela equipe ao longo da experiência com os projetos Embrapii”, comentou, seguindo a sugestão do próprio avaliador. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Fabiano Guimarães, acompanhou a reunião e se colocou à disposição da direção para questões relativas à institucionalização.

O Polo Embrapii do IF Goiano foi credenciado em dezembro de 2017. A avaliação de maturidade após cinco meses permite uma comparação de evolução pois é feita novamente após três anos de operação, quando o polo pode passar da condição de “em estruturação” para o status de “polo em consolidação”.  Ao longo desses três anos, a Embrapii avalia ainda outras questões como o cumprimento das metas anuais estabelecidas no plano de ação.

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação

Fim do conteúdo da página