JIF 2019

Encerrada etapa IF Goiano

Publicado: Sábado, 18 de Mai de 2019, 09h34 | Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2019, 16h02 | Acessos: 2145

Disputas acirradas e garra para seguir para etapa seguinte marcam as finais do último dia de competições. Classificados seguem para o JIF Nacional, que este ano está com um novo formato.

Nem a queda de temperatura e a chuva forte no início da manhã foram suficientes para esfriar o último dia de competições do JIF 2019 – etapa IF Goiano. Atletas chegaram às finais animados e dispostos a conquistarem a classificação para a fase nacional dos Jogos. As disputas e a cerimônia de premiação e encerramento foram realizadas na sexta-feira, 17, no Campus Urutaí.

Passando pelo time das anfitriãs, a equipe feminina de Posse, garantiu vaga na final em um dos primeiros jogos do dia. Emocionadas com a conquista, o time já se sentiu vencedor chegando a esta etapa da competição. Animadas com a vitória, as atletas relataram que a emoção era tamanha que a vontade era chorar e ligar para mãe para contar o feito.

Estudante do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da unidade e capitã do time, Marcela Cortes, explica que a satisfação da vitória já na fase semi-final decorre do esforço e dedicação que o time teve para participar dos Jogos. A atleta conta que as estudantes nunca haviam jogado juntas e que se conheceram a caminho de Urutaí. “O professor selecionou as alunas que se destacaram nos jogos internos e nosso primeiro treino foi momentos antes da primeira partida aqui”, relata a capitã.

Se a classificação para o jogo final já rendeu lágrimas, o que dizer da emoção que foi subir no lugar mais alto do pódio e levar para a mãe a medalha de ouro? Sempre unidas, as atletas não conseguiam conter tanta alegria e nesse momento o choro foi, de fato, inevitável.

Para o estudante do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Cristalina, Elionay Moraes, que faz parte do time de futsal da unidade, a conquista do segundo lugar na classificação do seu grupo, também foi motivo para comemoração. Não pela representatividade, já que a equipe não conseguiu avançar na competição, mas por refletir o amadurecimento e melhora do grupo que ficou em sexto lugar na edição do ano passado, conforme conta o atleta. “Agora é ver onde podemos melhorar ainda mais, para quem sabe até montarmos também um time de futebol society para os jogos do ano que vem”, afirma.

E foram esses os valores exaltados pelos gestores na cerimônia de encerramento: garra, disposição, companheirismo e amizade acima de qualquer disputa. De acordo com o reitor, Vicente de Almeida, os Jogos são uma possibilidade de proporcionar aos alunos experiências importantes para a formação cidadã, que extrapolam os limites da sala de aula. “Nossos alunos estão preparados para estar em qualquer lugar e prontos para qualquer situação!”, finaliza.

Competições – O destaque para o último dia da etapa local do JIF 2019 foi para as disputas finais das modalidades de futebol, vôlei e futsal.

No campo, a decisão foi entre Urutaí e Ipameri, que mesmo se destacando durante a competição não conseguiu segurar os donos da casa. Com o placar de 3 x 0, a equipe anfitriã garantiu o ouro na modalidade. No vôlei, o destaque foi para as atletas do Campus Posse, que de forma despretensiosa conseguiram desenvolver uma campanha surpreendente, passando pela equipe da casa na semi-finai e conquistando o ouro contra o time de Ceres.

Na quadra a bola rolou para as finais entre Urutaí e Ceres, tanto no futsal feminino quanto no masculino. Mas enquanto as meninas da casa levaram o ouro, num jogo acirrado com apenas um gol durante a partida, do outro lado o primeiro lugar ficou com os meninos de Ceres, que conseguiram marcar 5 x 2 no placar contra Urutaí.

Os vencedores desta etapa estão classificados diretamente para fase nacional do JIF 2019, que este ano está com um novo formato. Em comemoração aos 10 anos dos Institutos Federais e 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em 2019 não haverá a etapa regional. A intenção é que todas as instituições participem da edição nacional que será realizada na cidade de Vitória, Espirito Santo.

Clique e veja e veja todos os resultados dos JIF – 2019 – Etapa IF Goiano

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos