Integra

Oficina ensina a fazer currículo e se preparar para entrevista de emprego

Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 14h05 | Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 15h57 | Acessos: 3526

Atividade foi uma das mais de 25 do gênero oferecidas durante evento, que segue até à noite de sexta-feira, 3.

Professora  listou principais informações que devem constar no currículo
Professora listou principais informações que devem constar no currículo

Foi-se o tempo em que, para encontrar um emprego, comprava-se o jornal de domingo e saia-se pela cidade com dezenas de currículos nas mãos, todos iguais. “O currículo de hoje precisa ser personalizado e direcionado para a vaga na qual se pretende ser contratado”, explica a professora Luciene de Sousa Conceição de Moura Pinto, que coordenou na manhã de sexta-feira, 3, a atividade “Preparação para Entrevistas e Processos Seletivos”.

Luciene, que é administradora de empresas por formação e atua no Campus Campos Belos do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), explicou que a preparação de um bom currículo é o primeiro passo para conseguir uma colocação no mundo do trabalho. Segundo ela, além de personalizado, o currículo atual deve ser enxuto, sem erros de ortografia, com fonte tradicional (Times New Roman ou Arial) e sem assinaturas e fotos – a menos que a empresa peça.

Feita essa explicação inicial, a professora elencou as principais informações que devem constar no documento. A primeira parte são os dados pessoais: nome, endereço, estado civil, se possui filhos, telefone, e-mail. Luciene ponderou que o telefone deve ser um que esteja realmente à disposição do candidato, de preferência com WhatsApp. Em relação ao e-mail, deve-se criar um para fins profissionais. “Não pega bem colocar no currículo um endereço eletrônico do tipo gatinha@gmail.com”, exemplifica.

Após as informações pessoais, é a vez do objetivo profissional, ou seja, qual é a atividade de interesse do candidato naquela empresa. Depois vem escolaridade/formação acadêmica, onde se colocarão o curso, instituição de ensino/unidade onde estudou ou estuda. Em seguida, vem a experiência profissional: cargo, nome da empresa onde trabalhou e por qual período de tempo. A lista deve começar pelo emprego mais recente até o mais antigo. Após esta informação, é a hora de apresentar os estágios realizados e os cursos extracurriculares, como línguas estrangeiras, por exemplo.

Findado o currículo e enviado, é a hora de se preparar para a seleção, que pode ser feita por diversas técnicas, como provas, dinâmicas de grupo, avaliação de habilidades, avaliação psicológica e entrevista – a mais comum. É nessa etapa que o candidato poderá mostrar comportamentos  e competências como dinamismo, liderança e capacidade de atuar em equipe, entre diversas outras. A entrevista também constata a veracidade daquilo que foi exposto no currículo e esclarece dúvidas e impressões que porventura surgiram durante o processo seletivo.

Outras tendências – Luciene lembrou aos participantes – a maioria estudantes de graduação – de outras tendências existentes em seleções para o mundo do trabalho. Uma delas é frequente utilização das redes sociais para anunciar vagas de emprego. “Convém seguir, portanto, perfis de empresas onde você gostaria de trabalhar”, orienta. Ela recomendou, ainda, o uso do Linkedin, uma rede social específica para uso profissional.

Outra forte tendência apontada pela professora, e que veio junto com a pandemia - mas pretende ficar -, é o recrutamento on-line de profissionais. Há entrevistas de emprego sendo realizadas via Google Meet, Google Forms e até por chamadas de vídeo de WhatsApp. “O uso dessas ferramentas otimiza o tempo do candidato e do analista de gestão de pessoas”, justifica. Mas engana-se quem pensa que, por ter a chance de fazer a entrevista em casa, pode se portar ou vestir "de qualquer jeito".

“Colocar uma roupa apropriada para a entrevista de emprego é importante, ainda que aquela vestimenta não seja a que você usa no seu dia a dia”, explica Luciene. O bom senso vale para uso de decotes, roupas de alça e camisetas informais, por exemplo. Outro detalhe importante é a pontualidade. “Entrar atrasado na sala virtual vai fazer você perder pontos na entrevista”, orienta.

Opções -  A atividade sobre preparação para processos seletivos e entrevistas foi uma das 25 opções de minicursos e oficinas oferecidos no III Integra, que está sendo realizado desde o dia 30 de novembro de forma on-line pelo Campus Iporá. A oficina teve bastante interação com os participantes, que tiraram dúvidas e relataram algumas experiências de seleções que participaram. “Gostei das dicas, entendi porque o recrutador pode perguntar algo que já está no currículo”, avalia Carolina Miclos Holanda, 23, estudante de Engenharia de Alimentos do Campus Rio Verde.

Ainda há diversas atividades previstas no Integra para os períodos da tarde e noite, quando se encerra o evento.  Somente o Fest IF, o concurso de música previsto para ocorrer de quarta, 1, até sexta, 3, acabou sendo cancelado pela organização. O objetivo do III Integra é a interação de estudantes de diversos níveis de ensino, bem como o compartilhamento de conhecimento científicos e tecnológicos das diversas áreas de atuação do IF Goiano.

Acesse programação do evento

Diretoria de Comunicação Social