Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
pós-graduação

IF Goiano terá mestrado em Bioenergia e Grãos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 16h57 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2016, 17h07 | Acessos: 1933

Edital será lançado ainda em novembro e linhas de pesquisa abordam produção de culturas bionergéticas e sanidade de culturas bioenergéticas.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de aprovar mais uma pós-graduação para o Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Trata-se do mestrado profissional em Bioenergia e Grãos, que será oferecido pela Rede Arco Norte localizada em Rio Verde. 

O edital será lançado ainda em novembro e as aulas estão previstas para o primeiro semestre de 2017. O mestrado será destinado a profissionais portadores de diploma em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) em Ciências Agrárias ou áreas afins, inseridos no mercado de trabalho e atuantes na área de produção de bioenergia e grãos. 

O curso tem duração de dois anos e é composto por 17 disciplinas, entre obrigatórias e optativas. Serão 13 vagas ao todo para duas possibilidades de linhas de pesquisa: Produção de Culturas Bioenergéticas e Sanidade de Culturas Bioenergéticas. A primeira propõe pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras objetivando o aumento da produtividade agrícola de culturas produtoras de grãos e biomassa tradicionais, bem como a inserção de espécies bioenergéticas alternativas no cenário agrícola do Cerrado Goiano, visando maximizar a ciclagem de nutrientes e minimizar os impactos ao ambiente.

A segunda linha engloba as pesquisas voltadas ao desenvolvimento de um conjunto de práticas destinadas a prevenir, controlar e/ou erradicar organismos nocivos (pragas, doenças, nematoides e plantas daninhas) a fim de minimizar e evitar prejuízos econômicos às culturas agrícolas voltadas para a produção biomassa e grãos. Visa também estudar novas tecnologias para assegurar a sanidade da cultura agrícola em toda sua cadeia produtiva, satisfazendo as exigências econômicas, ecológicas e toxicológicas. 

"A aprovação de mais um mestrado mostra para a sociedade a importância da manutenção do financiamento e do fortalecimento de instituições de ensino como o IF Goiano", assinala o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Instituição, Fabiano Guimarães. O Instituto já oferece hoje duas especializações e doze mestrados acadêmicos e profissionais. A Instituição é, também, o único IF do país que oferece doutorado em Ciências Agrárias.

 

Tome Nota

Mestrado em Bioenergia e Grãos

Edital: novembro/2017

Vagas: 13 

Área de concentração: Agroenergia

Linhas de pesquisa: Produção de Culturas Bioenergéticas e Sanidade de Culturas Bioenergéticas

Duração: 2 anos

Disciplinas: 17, sendo cinco obrigatórias e 12 optativas

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página