Formadores moçambicanos visitam Reitoria do IF Goiano

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 12h43 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2017, 09h14 | Acessos: 1399

Docentes vieram do Campus Urutaí e seguiram para o Campus Morrinhos, onde complementam a capacitação em agricultura e mecanização. Intercâmbio faz parte do Programa de Formação de Formadores Moçambicanos, resultado de convênio com o Conif.

Atividades no IF Goiano vão até 10 de novembro. Após ida em evento a Brasília, eles retornam a Moçambique

O reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente de Almeida, recebeu na Reitoria na segunda-feira, 16, os quatro professores de Moçambique que fazem intercâmbio na Instituição. Os docentes estavam de passagem para o Campus Morrinhos, onde complementam a capacitação no Programa de Formação Formadores Moçambicanos.

Os profissionais  chegaram ao IF Goiano no dia 23 de setembro, no Campus Urutaí, e cursaram componentes disciplinares das áreas de Ciências Agrárias e Mecanização Agrícola. Na breve visita à Reitoria, os professores - chamados de formadores no país africano - puderam conhecer um pouco da rotina administrativa do órgão gestor do IF Goiano.

Na recepção dos professores, Vicente divulgou alguns marcos da Instituição em termos de verticalização do ensino, como a nota 5 no mestrado e doutorado em Agronomia e a recente defesa do primeiro estudante da Rede Federal a cursar, no IF Goiano, do ensino básico profissionalizante até o doutorado. Ele lembrou, ainda, que a internacionalização está sendo proporcionada por meio de recursos próprios, demonstrando, também, intenção de ampliar investimentos na área.

Em nome dos colegas, o docente Osvaldo Venancio Chacaí Veremo agradeceu a hospitalidade e o desempenho das equipes que estão trabalhando no programa. "Estamos nos sentindo em casa", elogiou. O colega Algardás Damião Mabunda complementou que, embora rápido, o intercâmbio no IF Goiano está gerando muitas expectativas. "Nossa intenção é replicar os conhecimentos aprendidos com o objetivo de melhorar a agricultura no nosso país", esclareceu.

Agenda - Os professores moçambicanos cumprem atividades nos campi Morrinhos e Ceres até o dia 10 de novembro.  O encerramento da formação será de 11 a 14 de dezembro, em Brasília, com uma reunião de avaliação que contará também com representantes dos ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Autoridade Nacional de Educação Profissional (Anep – Moçambique).

Os quatro docentes que estão no IF Goiano fazem parte de um grupo de 30 professores, que passaram, ao chegar ao Brasil, por duas semanas de nivelamento no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Nessa instituição eles tiveram o primeiro contato com a cultura brasileira e participaram de aulas práticas e de atividades teóricas sobre a realidade do país. Depois, foram divididos em oito grupos e se dirigiram para institutos federais de todas as regiões.

Durante a estada no Campus Urutaí, o grupo de docentes que veio para o IF Goiano recebeu a visita do conselheiro econômico para Assuntos de Cultura e Turismo da Embaixada de Moçambique Romualdo Johnam, que também fez passagem pela Reitoria. Na ocasião, o diplomata lembrou que a base econômica de Moçambique é a agricultura, por isso a expertise do IF Goiano nesse intercâmbio é fundamental.

Projeto piloto – Resultado de convênio firmado pelo governo da África e o Conif, o Programa de Formação de Formadores Moçambicanos é voltado à Reforma da Educação Profissional em Moçambique. Com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e da ABC, o objetivo é capacitar formadores das instituições agrárias daquele país, a partir de conhecimentos e habilidades em agricultura e mecanização para responder às exigências dos currículos e fazer uso dos equipamentos existentes em suas instituições de origem.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: