Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
SBPC

Começa Reunião Regional no Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 16 de Mai de 2018, 00h49 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 12h21 | Acessos: 1104

Evento está sendo realizado entre os dias 15 e 19 de maio. Abertura aconteceu na terça-feira e contou com presença de representantes de importantes instituições de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Cerimônia ocorreu no novo auditório do Campus Rio Verde
imagem sem descrição.

Começou na terça-feira, 15, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que, neste ano, está sendo realizada no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Rio Verde. Quase 2 mil pessoas já se inscreveram no evento, oriundas de 136 municípios brasileiros em 16 estados e do Distrito Federal.

Na cerimônia de abertura do evento, o coordenador local do evento e professor do IF Goiano Paulo Sérgio Pereira iniciou a fala ressaltando que a busca pela qualidade na educação e popularização da ciência motivaram a realização do evento. Na sequência, o diretor-geral do Campus Rio Verde, Anísio Correa da Rocha, e a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, ressaltaram a importância da SBPC na representação do interesse público e das instituições como o IF Goiano.

Maria Zaira acrescentou ainda que o evento traz uma significativa contribuição na promoção do conhecimento, dos debates, e permite o contato da comunidade com temas importantes de ciência e tecnologia.

Em sua fala, o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, destacou os valores que orientam o trabalho de formação profissional realizado na Instituição, que é consonante com a realização de eventos como a reunião regional da SBPC. “Acreditamos no potencial pedagógico da pesquisa e da extensão para a transformação social, por meio da formação de profissionais mais bem preparados para o mundo do trabalho e para a vida”, afirmou ele.

A titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eline Neves Braga Nascimento, comentou a relevância do tema do evento, o Cerrado. “Reflete a importância das contribuições científicas e tecnológicas como parte das microrregiões e dos estados que estão inseridos neste bioma”, considera. Para a secretária, o tema permite discutir de que modo se pode atuar com inovação e propiciar crescimento econômico, sustentabilidade, preservação do Cerrado e gerar benefícios para toda sociedade.

Por fim, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, também falou da importância da ciência para produzir mais riquezas e promover sua distribuição. “A gente muda o país com inovação, com a capacidade dos jovens e com exemplos de empreendedorismo como dos produtores rurais desta região, mas ainda temos muito o que discutir sobre desenvolvimento sustentável e distribuição de renda”, ressaltou ele.

Ildeu convidou os jovens para participarem das conferências e mesas-redondas ao longo do evento, discutindo, fazendo críticas e levando novas ideias. E ainda fez um convite a todos para diversos eventos de discussão de políticas públicas para educação, ciência e tecnologia que vão pautar propostas a serem encaminhadas a candidatos a cargos eletivos no Executivo e Legislativo. “Não podemos concordar com a redução drástica de recursos para ciência e tecnologia, pois o que está em jogo é o desenvolvimento do país”, concluiu ele.

A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães e de representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 

Acesse  página do evento

 

Flickr: confira fotos do congresso

 

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação

registrado em:
Fim do conteúdo da página