A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Graduação > Agronegócio
Início do conteúdo da página

Agronegócio

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 20h29 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 17h53 | Acessos: 1865

 

Objetivo: o curso de tecnologia em Agronegócio tem como objetivo formar profissionais capazes de diagnosticar e gerenciar as potencialidades dos mercados agroindustriais regionais e identificar alternativas de captação de recursos. A formação do curso também permite ao profissional que recomende e acompanhe a implantação de tecnologias que otimizem custos e lucratividade, com o uso racional dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente. A relevância do curso está ligada à importância que o setor do Agronegócio tem para a economia brasileira, não só em razão de sua participação no PIB e na balança comercial, como também por gerar empregos e renda de forma direta e indireta. Municípios que apresentam potencialidades relacionadas às atividades base do setor, como agricultura, pecuária, indústria e comércio de insumos agropecuários, podem contar com um profissional atento às inovações tecnológicas e com atendimento especializado às demandas pela gestão dos negócios agropecuários regionais, graças ao conhecimento multidisciplinar oriundo de sua formação.

Áreas de atuação: o tecnólogo em Agronegócio pode exercer sua profissão prestando assessoria técnica ou administrando empresas agroindustriais e agropecuárias privadas ou estatais, sindicatos, associações, propriedades rurais, cooperativas, bancos, escritórios de profissionais liberais, dentre outros, como também atuar em instituições ou departamentos de pesquisa.

Perfil do profissional:  o profissional viabiliza soluções tecnológicas competitivas e sustentáveis para o desenvolvimento de negócios agropecuários e agroindustriais, a partir do domínio dos processos de gestão da produção, transformação e comercialização nas diversas cadeias produtivas do setor. O tecnólogo em Agronegócio é um profissional empreendedor, atento às inovações tecnológicas e às oscilações dos setores e mercados envolvidos.

Requisitos para o ingresso no curso:  conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.

Condições para a conclusão do curso: integralizar as disciplinas de seis semestres (3 anos), realizar o estágio curricular supervisionado, cumprir as atividades complementares, construir e defender o trabalho de curso.

Duração: 3,5 anos

Turno: noturno

Carga Horária: 3.000 horas

Coordenação: Prof. Carlos Antônio Cardoso Sobrinho (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Documentos:

Portaria de reconhecimento do curso

Projeto Pedagógico

Matriz Curricular (2015)

Disciplinas optativas

Ementas

Equivalência de Disciplinas entre Matrizes Curriculares

Fim do conteúdo da página