Página inicial > Cursos Técnicos > Agroindústria

Agroindústria

Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2015, 16h47 | Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2018, 10h40 | Acessos: 2978

O curso é voltado para o público jovem e adulto (pessoas com 18 anos ou mais) que ainda não concluiu o ensino médio. O objetivo é capacitar o aluno a planejar, executar e controlar a qualidade das etapas do processo agroindustrial, contemplando a obtenção, processamento e comercialização de matérias primas de diversas origens, insumos e produtos finais.

Ao longo dos semestres, o aluno estudará disciplinas relativas à formação geral (Língua Portuguesa, Matemática, História, Química etc.) e à formação profissional (Microbiologia de Alimentos, Processamento de Vegetais, de Leite e de Carne, Controle de Qualidade, Empreendedorismo etc.). As aulas estão concentradas no turno da noite, organizadas de forma a possibilitar o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas, observando-se jornadas diárias compatíveis com a legislação e as condições e necessidades de aprendizagem.

Perfil do Profissional: O Técnico em Agroindústria caracteriza-se como um profissional destinado a exercer as seguintes funções: Conhecer e utilizar as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação para o trabalho agroindustrial, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; Gerenciar e executar as atividades de aquisição e comercialização de matérias primas, insumos e produtos finais; Supervisionar e assessorar atividades referentes à aquisição, manutenção e reparo de instalações e equipamentos;  Participar na área de pesquisa, inovação, desenvolvimento de novos produtos e marketing; Coordenar, motivar, orientar e participar de equipes de trabalho; Gerenciar atividades de produção, comercialização e divulgação de produtos agroindustriais; Prestar assistência técnica a órgãos públicos, cooperativas, comunidades e empresas rurais e outros; Atuar nos processos de produção e análise de produtos industrializados; Atuar no controle qualitativo, quantitativo e microbiológico desde a matéria prima até o produto final; Aplicar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção animal e agroindustrial; Desenvolver mecanismos de controle dos processos produtivos para a melhoria da qualidade como fator de agregação de valores; Desenvolver atividades de preservação ambiental como requisitos de qualidade de vida e de manutenção das atividades agroindustriais.

Áreas de Atuação: Agroindústrias de origem animal e/ou vegetal. Entrepostos de armazenamento e beneficiamento. Empresas de consultoria, pesquisa, assistência, extensão e comercialização de produtos e equipamentos da agroindústria. Laboratórios e órgãos de fiscalização sanitária e proteção do consumidor.

Turno: Noturno

Tipo: Proeja

Duração: 3 anos

Coordenação: Renato Silva Vasconcelos (renato.vasconcelos@ifgoiano.edu.br)