Química

Publicado: Terça, 09 de Junho de 2015, 15h46 | Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2023, 08h06 | Acessos: 10662

O curso Superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí tem como objetivo fundamental a formação de professores para atuar nas disciplinas de ciências nos anos finais da educação básica e nas disciplinas de Química no ensino médio, com uma prática pedagógica reflexiva e consciente, com ampla fundamentação teórica e que seja capaz de intervir na realidade sócio-econômica regional buscando transformá-la. Nesse contexto, a instituição tem enorme responsabilidade na construção de um saber sólido e a missão de transformar o saber em aprendizado, contribuindo para a formação de Professores Químicos.

A Química, como parte da educação científica e geral do cidadão é fundamental para torná-lo capaz de interpretar o mundo e compreender a relação do homem com a natureza e como os desenvolvimentos das Ciências e da tecnologia afetam esta relação. Considerando-se que há uma carência considerável de professores habilitados para o ensino de Química na região Sudeste de Goiás, assim como em outras regiões do nosso país, a criação do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí visa, através de uma sólida formação, preparar futuros profissionais para o Ensino de Química contribuindo para a redução da carência de professores e a melhoria no ensino de ciências.

Objetivos Específicos:
- Promover o processo de ensino e aprendizagem em Química;
- Promover e realizar pesquisas em ensino e aprendizagem em Química;
- Compreender as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos ocorridos no cotidiano e usar o conhecimento químico para pensar e se posicionar criticamente acerca de questões do mundo atual;
- Desenvolver uma consciência permanente das vantagens e limitações da ciência e da tecnologia;
- Desempenhar cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas;
- Produzir ensaios e pesquisas em geral e desenvolver métodos e produtos;
- Interpretar e executar análises química e físico-química, químico-bromatológica, químico-biológica, químico-toxicológica, padronização e controle químico de qualidade de amostras.

Tipo: Licenciatura

Perfil Profissional: o Curso Superior de Licenciatura em Química será desenvolvido em oito semestres, no mínimo, e proporcionará sólida formação na área da Química. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura em Química estabelecem que o Químico deve ser:
- Generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade;
- Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, saúde e meio ambiente;
- Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critério humanístico, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
- Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional. Preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.
- Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
- Preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

Áreas de Atuação: Instituições educacionais das redes pública ou privada, indústrias e concursos públicos.

Turno: matutino

Número de vagas: 40

Carga Horária: 3.230 h

Última avaliação do INEP/ MEC: Nota 4 (Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior/ MEC n. 70, de 28 de janeiro de 2015)

Link para o Processo Seletivo: https://sistemas.ifgoiano.edu.br/selecao_ifgoiano/index.php?id_selecao=MQ==

Local: Prédio da Química, Campus Urutaí  IF Goiano.

Coordenador do curso: Prof. Dr. Leandro Nériton Cândido Máximo

Documento:

Projeto Pedagógico do Curso Matutino (Ingressantes 2023)

Matriz Curricular - Matutino (Ingressantes 2023)

Estágio supervisionado - Regulamento de estágio

Estágio supervisionado - Ficha para solicitação de estágio

Matriz Curricular - Matutino

Matriz Curricular - Noturno

Membros do Colegiado de Curso

Membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Projeto Pedagógico do Curso - Matutino

Projeto Pedagógico do Curso - Noturno

Trabalho de Curso (TC) - Comissão de avaliação

Trabalho de Curso (TC) - Coordenação

Trabalho de Curso (TC) - Modelo de Projeto

Trabalho de Curso (TC) - Modelo do trabalho escrito

Trabalho de Curso (TC) - Regulamento Oficial

Regulamento de atividades complementares - Formulário de autoavaliação

Registro no Conselho Regional de Química

Ato autorizado: Resolução do Conselho Superior do Instituto Federal Goiano N. 20, de 03 de setembro de 2010.

Dirigentes relacionados ao curso: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/estrutura-organizacional-urutai