Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 09h43 | Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 09h13 | Acessos: 1062

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas do IF Goiano foi criado observando a necessidade de se abrir um espaço para propor discussões, reflexões e ações no sentido de atender à comunidade acadêmica negra e indígena na perspectiva das Ações Afirmativas cria O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, no campus Urutaí instituído em maio de 2015, pela RESOLUÇÃO Nº 052/2015 DE 19 DE JUNHO DE 2015. No campus Urutaí ele foi coordenado pela professora Dra Cristiane Maria Ribeiro, considerando sua experiência com os Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e indígenas em que participava noutras instituições, em São Carlos – SP de 2001 a 2005 e da Universidade Federal de de 2008 a 2014. Atualmente está sob a coordenação da Técnica em Assuntos Educacionais, Indiara Cristina Pereira de Almeida, que faz parte do Neabi desde a sua criação.

Caracterizado como um organismo institucional foi constituído com o principal propósito de fomentar as ações afirmativas, sendo um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Gestão e Ensino, Pesquisa e Extensão, orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, na perspectiva de gênero e pertença social, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da Instituição e em suas relações com a comunidade externa.

As áreas de investigação e estudo do NEABI incluem: história e memória social; currículo e formação de professores; trabalho e relações étnico-raciais; estudos de gênero e diversidade sexual; psicologia social e identidade racial; religiosidade de matriz africana; comunicação social e estudos culturais.

Realiza de forma integrada com outros segmentos da comunidade negra de Goiás e com professores, pesquisadores e gestores do IF Goiano e de outras instituições de ensino superior como a Universidade Federal de Goiás - UFG, Instituto Federal Goiano - IFG e Universidade Estadual de Goiás - UEG, Instituto Federal de Roraima- IFRR ações propositivas de promoção da igualdade racial voltada para a população negra.

O campus Urutaí, além de ofertar ensino superior também oferece a educação básica em nível de ensino médio e técnico, dado isso, além de alunos afro-brasileiros também atende alunos da comunidade indígena. Nesse sentido o Neabi desenvolve algumas ações que contemplem esse nível de ensino, na perspectiva de auxiliar tanto na conscientização quanto no fortalecimento do entendimento/ compreensão das questões legais – ações afirmativas – e o reconhecimento de sua identidade.