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Retomada do Calendário Acadêmico via EaD - página de dúvidas

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Publicado: Quinta, 07 de Maio de 2020, 08h22 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 14h53 | Acessos: 4485

 

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SUPORTE E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO
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>>> Rede de suporte pedagógico e ao Moodle:

  • Suporte técnico aos estudantes e professores para uso do Moodle: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Apoio pedagógico aos estudantes para os estudos via EaD: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O apoio pedagógico também atende todas as quartas-feiras, das 14h às 20h pelo Google Meet, no endereço https://meet.google.com/afm-eavm-bxe

 

>>> Horários das monitorias de disciplinas (a partir do Módulo V)

 

>>> Horários dos encontros virtuais:

 


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SELEÇÕES, DOCUMENTOS E REUNIÕES
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>>> Páginas gerais das seleções de monitores de disciplinas EaD:

 

>>> Orientação Normativa nº 03 (reabertura de prazos para trancamento e cancelamento de matrículas)

 

>>> Reunião com Pais e Responsáveis (gravação da transmissão ao vivo dia 25 jun)



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SOLUÇÕES DE DÚVIDAS E CONTATOS
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>>> PERGUNTAS E RESPOSTAS elaborada pela equipe de Ensino:


1. Quando o Campus Ceres retomará todas atividades? E quando voltarão a ter aulas presenciais?

Tanto o funcionamento pleno do Campus Ceres em regime presencial, como também as aulas dependerá das orientações técnicas do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. Continuem acompanhando nosso portal institucional e nossas redes sociais.

2. Quando o IF Goiano autorizou a retomada do calendário acadêmico por meio de EaD?
Com a publicação da Portaria IF Goiano nº 731, de 16 de abril de 2020, foi autorizado, a critério de cada campus, a retomada do Calendário Acadêmico, de forma não presencial, seguindo algumas diretrizes dispostas no referido documento.

3. Quando inicia o calendário acadêmico por meio de EaD no Campus Ceres?
No Campus Ceres as aulas iniciarão na modalidade a distância em módulo piloto do dia 04 a 17 de maio, com apenas algumas disciplinas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e dos cursos de graduação. Os demais cursos estão em avaliação pelas Coordenações de Curso.

4. O que é esse “módulo piloto”?
As disciplinas na modalidade a distância serão divididas em módulos, sendo que cada módulo possui duas semanas. No módulo piloto será feito experiência com apenas algumas disciplinas e após este período faremos uma avaliação para definir quanto ao prosseguimento de demais módulos com mais disciplinas.

5. Como serão as aulas a distância?
As aulas serão registradas exclusivamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Institucional do IF Goiano, o Moodle, com acesso é pelo endereço moodle.ifgoiano.edu.br.

6. As aulas serão ao vivo?
Não. Os conteúdos serão registrados nos mais diversos recursos didáticos que são disponibilizados pela plataforma Moodle, permitindo o acesso pelo estudante em qualquer dia e horário durante o período de execução do módulo.

7. Como serão ofertadas as atividades práticas das disciplinas?
As atividades práticas serão ofertadas somente quando retornarmos às aulas presenciais. A definição do retorno dependerá das orientações técnicas do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

8. Todas as disciplinas terão aula a distância?
Não. Algumas disciplinas serão ministradas exclusivamente de forma presencial, ou seja, assim que retornarmos às aulas presenciais. E para isso será necessário reorganizar o Calendário Acadêmico, além dos horários de aulas semanais.

9. A disciplina poderá ser toda a distância?
Não. O limite máximo da carga horária total de cada disciplina a distância será de 60%.

10. A partir do dia 04 de maio, então, as disciplinas que estiverem inseridas no módulo poderão registrar frequência e nota dos estudantes?
Sim. Contudo, após o retorno às aulas presenciais, será permitido aos estudantes refazerem as atividades, se necessário, para assim ter o registro de frequência e a nota computada.

11. Por onde serão registradas as frequências e avaliações de aprendizagem?
Todas atividades com fins de registro de frequência e avaliação devem ser inseridas exclusivamente no AVA Institucional (Moodle). Sendo assim, as orientações e o registro do uso de outras ferramentas como correios eletrônicos (e-mails), aplicativos de bate-papo, redes sociais, ferramentas Google, Khan Academy, YouTube, entre outros, para serem considerados como atividades não presenciais, devem estar inseridos no AVA Institucional.

12. E caso eu tenha dúvidas no entendimento das atividades da disciplina?
Em cada sala virtual possuirá um recurso denominado “Fórum” que permite o registro de dúvidas a qualquer momento e além disso, será reservado uma hora por semana da disciplina em atendimento síncrono, ou seja, momento em que o professor estará disponível no dia e hora agendado, em tempo real, no Chat do Moodle ou na ferramenta do Google Meet para tirar dúvida.

13. O que é este atendimento síncrono? Se eu perder o horário do atendimento ficarei com falta?
O atendimento síncrono será de interação em tempo real do professor da disciplina com os estudantes, similar ao horário de atendimento presencial. Este momento é destinado exclusivamente para tirar dúvidas e não será contabilizado para registrar falta.

14. Terei que acessar todos os dias a plataforma Moodle para não ter falta?
Não. É recomendável no mínimo dois acessos por semana, um para obter o material e em outro momento para tirar as dúvidas e postar as atividades, quando houverem.

15. Como ficarão as disciplinas em regime de dependência ou especiais?
Seguirão as mesmas diretrizes das demais disciplinas e devem estar inseridas nos módulos para ter validade.

16. É obrigatório fazer o curso do Moodle para estudantes para eu poder participar das aulas a distância?
Não. É facultativo ao estudante realizar o curso, contudo é fortemente recomendado que faça para um melhor proveito da plataforma, além disso, poderá emitir ao final do mesmo, um certificado de 20h para utilizar nas horas complementares do curso.

17. Teremos aulas em julho? Como ficarão as férias escolares?
A depender das orientações técnicas do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, poderemos ter aula em julho e para isso será necessário um reajuste nas férias escolares.

18. No caso dos estudantes que não tiverem acesso a internet, ficarão com falta e perderão conteúdo?
Não. Estão sendo avaliadas diversas ações para solucionar estas situações, dentre elas, uma proposta de bolsa conectividade, além da possibilidade de fazerem as atividades quando retornarem.

19. Como fazer em relação aos livros didáticos que ficaram nos armários ou não estão comigo?
Os professores estão preparando conteúdos que não necessitarão dos livros didáticos, e caso necessite, serão disponibilizados na sala virtual.

20. E quanto a devolução dos livros da biblioteca?
Para o período de distanciamento estudantil será ignorado o cálculo de multas, aproveite para lê-los.

21. As inscrições do curso de Moodle para Estudantes vão até que dia?
As inscrições para o Moodle para Estudantes não possuem data limite para inscrição, o estudante pode realizar a inscrição a qualquer momento.

22. As aulas serão apenas no dia e horário previsto no horário?
Os conteúdos das aulas serão postados sempre às segundas-feiras até às 10h, após isso o estudante poderá definir o melhor dia e horário para seu estudos. Recomendamos fortemente que não deixe para o último dia e assim acumular, ou seja, para o domingo antes do início de novo módulo.

23. Estou acessando a página do Moodle e do aplicativo e não consigo entrar em minha conta, como fazer?
site oficial do Moodle para os cursos Presenciais do IF Goiano é moodle.ifgoiano.edu.br e possui a coloração azul no design da página. Caso estiver acessando o Moodle laranja, este é do site oficial da plataforma e não funciona para o IF Goiano. Da mesma forma, o aplicativo do Moodle ainda não funciona para o ambiente do IF Goiano.



>>> Veja os TELEFONES E E-MAILS para acesso aos gestores:

Departamento

Servidor responsável

Telefone/ WhatsApp

E-mail

Direção-Geral

Cleiton Mateus

62 98521-5073

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Diretoria de Ensino

Adriano Braga

62 98521-4936

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Gerência de Ensino

Renato Rodovalho

62 98457-6931

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Gerência de Assistência Estudantil

Fabiana Hassel

62 98480-6192

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Página permanente para apoio à retomada do calendário acadêmico via EaD.

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