VI Momento Cultural

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 09h00 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 09h08 | Acessos: 892

Na última quinta-feira, 13, tivemos o VI Momento Cultural do Instituto Federal Goiano – Campus Avançado Catalão (IF Goiano/Catalão), coordenado pelos Professores Gabriel de Melo Neto e Evelyn Cristine Vieira. Apresentações de servidores e estudantes, com reflexões sobre o legado de Paulo Freire, músicas e poesias, tiveram presentes na primeira parte do evento. O professor Gabriel ressalta a importância de consolidarmos no Campus momentos de arte e cultura, os quais ampliam a formação humana, afetiva e crítica dos nossos estudantes. Além disso, Gabriel ainda mostra que ações pedagógicas realizadas no âmbito do IF Goiano/Catalão, com tendências Freireanas, podem ter colaborado para os excelentes resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em outros processos seletivos.

Na segunda parte do momento cultural, tivemos as exposições do projeto de Modelagem Qualitativa, desenvolvido com os estudantes dos 1.ºs anos dos cursos técnicos em Mineração e Informática, integrados ao Ensino Médio. O projeto, conduzido pelo professor Paulo Vitor Teodoro, foi desenvolvido com metodologia baseada em Raciocínio Qualitativo (RQ), área da Inteligência Artificial que utiliza o raciocínio simbólico para representar funções matemáticas sem o uso de números. O projeto de modelagem propiciou que os estudantes tivessem autonomia e protagonismo na construção de modelos qualitativos de simulação, a partir da Plataforma de modelagem DynaLearn. O professor Paulo Vitor explicita que a modelagem qualitativa é uma realidade em diversos países da Europa e da América do Norte, e que começa a ser explorada também aqui no Brasil. Essa tendência contribuirá para que os estudantes compreendam, de forma sistêmica e crítica, a estrutura e o funcionamento de sistemas complexos presentes na natureza.

Os momentos culturais proporcionam reflexões, debates e apresentações de ações relacionadas ao contexto da sala de aula. O VII momento cultural está previsto para o dia 28/06/2019, às 9h45min no IF Goiano/Catalão.