Página inicial > Estrutura Organizacional > Últimas notícias - Urutaí > Curso de Formação de Agentes teve início nessa quarta-feira, 10

Curso de Formação de Agentes teve início nessa quarta-feira, 10

Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2016, 15h29 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 15h11 | Acessos: 1120

O curso faz parte do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar, reivindicado por agricultores e agricultores familiares no ano de 2009.

imagem sem descrição.

Capacitar agentes populares para identificar e refletir criticamente as questões socioambientais em seu território, de forma a promover a mobilização e sensibilização social para a realização de ações que resultem na melhoria da qualidade de vida e conservação dos recursos naturais no meio rural, bem como a elaboração e implementação de políticas públicas e projetos de educação ambiental no contexto da agricultura familiar. Essas foram as metas apresentadas aos alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Ipameri inscritos no curso de Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar, durante a aula inaugural realizada ontem, no mini-auditório do Campus Urutaí.

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) em parceria com o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente , o curso de Formação de Agentes está em sintonia com os objetivos do Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar, visando promover processos educativos presenciais e à distância, a partir da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério do Meio Ambiente.

Durante a aula inaugural, foram realizadas duas palestras, sobre a Agricultura Familiar, ministrada pelo professor e analista da EMBRAPA Arroz e Feijão, Glays Rodrigues Matos, e sobre a Agroecologia, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Goiás, Wilson Mozena Leandro. Após as palestras, ao final da aula inaugural o tutor e o coordenador da turma foram apresentados aos alunos, os quais participaram do treinamento sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem, e receberam os materiais de apoio do curso.

Estiveram presentes na aula inaugural o Diretor Geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado da Silva, o Diretor de Extensão do Campus Urutaí, Eduardo de Faria Viana, Roseli Gonçalves da Rocha da Pró-Reitoria de Extensão e Thiago de Oliveira Piloto da Pró-Reitoria de Ensino, os dois últimos da Reitoria do IF Goiano. Para o Diretor de Extensão do Campus Urutaí, Eduardo Viana, o curso de Formação de Agentes Populares em Educação Ambiental, além do elevado impacto social, econômico e político, também propicia aos jovens participantes a complementação de sua formação acadêmica em uma área de grande relevância para a agricultura familiar.

O curso será coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental e implementado com o apoio das instituições proponentes selecionadas no Edital de Chamada Pública 001/2015, que serão responsáveis por organizar turmas locais e prover profissionais para a orientação e acompanhamento dos alunos.