Página inicial > Estrutura Organizacional > Últimas notícias - Polo de Inovação > Ex-bolsista do Polo faz intercâmbio em fazenda do Hawaii

Ex-bolsista do Polo faz intercâmbio em fazenda do Hawaii

Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 20h05 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 16h35 | Acessos: 2369

Estudante atuou em projeto do Polo de Inovação na área de Entomologia.

Foto: arquivo pessoal
imagem sem descrição.

Oscar Gonçalves Nascimento Neto é estudante de Agronomia do IF Goiano – Campus Rio Verde, mas está atualmente na cidade estadunidense de Waimea (também chamada Kamuela), no Hawaii, conhecida pelas tradições ligadas à agropecuária. O aluno participa de um programa de intercâmbio para jovens que estudam e atuam na produção de alimentos e fibras.

Junto ao Polo de Inovação, Oscar atuou em dois projetos de pesquisa orientado pela professora Agna Rita dos Santos Rodrigues. No primeiro, em parceria com a Embrapa, investigou controle biológico de percevejo-castanho. No segundo projeto, estudou usos da bactéria Bacilus thuringiensis como ferramenta de controle de uma praga da soja.

Mas para além da Entomologia Agrícola, que é o estudo de insetos de interesse na agricultura, Oscar decidiu diversificar sua formação. O intercambista está morando em uma fazenda do Hawaii e aprendendo sobre a produção de tomates e pepinos hidropônicos. Uma vez por mês, Oscar tem ainda aulas com profissionais da Universidade do Hawaii, sobre temas relacionados ao setor, como mercados e tecnologias.

O estudante relata também experiências culturais diversas pelo convívio com intercambistas e funcionários da fazenda em que está. Segundo Oscar, os colegas são de diferentes lugares do mundo como Filipinas, Japão e Guatemala: “Aprendo sobre diferentes línguas, culinárias, costumes e tradições, além da própria cultura havaiana”, comentou ele.

O retorno ao Brasil, no entanto, previsto para o início de outubro, foi adiado para o final do mês porque Oscar voltou a flertar com a Entomologia. Depois de sair do Hawaii, o estudante vai ao Texas conhecer práticas de manejo e experimentos sob orientação do professor entomologista Michael Brewer, que esteve no Campus Rio Verde em março. De volta ao Brasil, o estudante deve terminar o curso de Agronomia e, na sequência, se inscrever para um mestrado.

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação
Texto: Karen Terossi