Página inicial > Estrutura Organizacional > Últimas notícias - Polo de Inovação > Atores da inovação se reúnem no IF Goiano

Atores da inovação se reúnem no IF Goiano

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 15h37 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 13h17 | Acessos: 727

Instituições de educação, empresas e representantes do poder público se reuniram no Campus Rio Verde para discutir propostas para integrar e fortalecer o ecossistema de inovação da região.

imagem sem descrição.

Atores do ecossistema de inovação de Rio Verde se encontraram na tarde desta quinta-feira, 03, com Paulo Alvim, titular da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Também esteve presente na reunião o gerente de Inovação e Difusão Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do estado de Goiás, Raulison Resende, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Denimarcio Borges de Oliveira. Ao final do dia, o prefeito de Rio Verde recebeu o grupo em seu gabinete para uma reunião sobre o assunto.

O encontro aconteceu no Campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), onde o diretor do Polo de Inovação, Alaerson Maia Geraldine, apresentou as principais iniciativas e potenciais do município e da região para a pesquisa, desenvolvimento e inovação, de forma integrada às demandas sociais e econômicas.

O IF Goiano apresentou as ações do Polo Embrapii e do Campus Rio Verde, além dos projetos e perspectivas do Parque Tecnológico e do Centro de pesquisa em Internet das Coisas, ambos em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Prefeitura de Rio Verde.

Na sequência, a Universidade de Rio Verde (UniRV) apresentou sua incubadora de empresas, a YpeTec, e foram apresentadas ainda iniciativas privadas, como a Orchestra, Centro de Inovação do Agronegócio, o Espaço Capital, ambiente compartilhado de trabalho e fomentador de projetos, além da empresa AutomaSol, que desenvolve novos produtos utilizando energias renováveis no município.

Na reunião, foram discutidas propostas para integração entre os atores e diálogo com a sociedade rio-verdense, além da busca de parcerias com entes públicos e privados para fortalecimento do ecossistema. Paulo Alvim comentou que a aplicação das novas tecnologias da informação na agricultura é um salto que precisa ser dado imediatamente pelo Brasil e que Rio Verde tem fatores essenciais para fazer isso, que são empresários e pesquisadores comprometidos com essa missão. O desafio, disse ele, é "inserir a sociedade nessa discussão e promover a inovação junto com ela", afirmou.

No final do dia, o grupo seguiu para a Prefeitura e, depois de uma reunião com o prefeito, visitou a área onde está sendo construído o Parque Tecnológico de Rio Verde, sob gestão do IF Goiano.

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação