Página inicial > Estrutura Organizacional > Ensino Campos Belos > Editais de Fluxo Contínuo > Publicado Edital de fluxo contínuo para projetos e eventos de ensino

Publicado Edital de fluxo contínuo para projetos e eventos de ensino

Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 11h15 | Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 11h32 | Acessos: 666
O objetivo é o cadastramento de projetos, programas e eventos de ensino, preferencialmente, articulados com a extensão e/ou com a pesquisa, suprindo as demandas dos alunos matriculados no campus Campos Belos.
imagem sem descrição.
O presente edital tem por objetivo o cadastramento de projetos, programas e eventos de ensino, preferencialmente, articulados com a extensão e/ou com a pesquisa, suprindo as demandas dos alunos matriculados no campus Campos Belos, visando à compreensão e consolidação dos conhecimentos acadêmicos, tecnológicos e culturais.

São consideradas  atividades de ensino aquelas que compreendem as ações dos docentes diretamente vinculadas aos cursos e programas  regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino, ofertados pelo IF Goiano, compreendendo: regência, manutenção de ensino, apoio ao ensino e projetos/programas de ensino.

Já projetos de ensino são o conjunto de ações de ensino e aprendizagem, de trabalho educativo e/ou de intervenção, de dinamização dos componentes curriculares, bem como de prática profissional, voltados para a educação básica e profissional técnica, através do desenvolvimento de atividades extras ou complementares, sob a orientação de um ou mais professores responsáveis. Trata-se de uma proposta que concorre para a formação discente, sobretudo por meio de processos como a educação integradora de saberes e promotora da interdisciplinaridade. Os  projetos de ensino serão desenvolvidos conforme aprovação nos termos deste edital.

Os programas de ensino se caracteriza por apresentar uma estratégia educacional inovadora que, dentre outros aspectos, articula projetos e programas do Governo Federal e de outras instituições educacionais e sociais, voltados para promoção do aumento da permanência dos alunos nas escolas. Os projetos e planos de ação concebidos pelas escolas se fundamentam em propostas de ampliação dos espaços
educacionais utilizados, na expansão das oportunidades educativas, no compartilhamento da tarefa de educar entre professores, família, comunidade e outros atores, na complementação do horário escolar com outras atividades educativas que ampliam as áreas de conhecimento previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, numa perspectiva de educação integral. Os programas de ensino serão desenvolvidos conforme aprovação nos termos deste edital.

Por fim, eventos de ensino  se caracterizam por atividades didático-pedagógicas complementares, de trabalho educativo e/ou de intervenção, de dinamização dos componentes curriculares, bem como de práticas profissionais com a finalidade de desenvolvimento de ensino e aprendizagem dos discentes. Exemplos: Gincanas, palestras, eventos esportivos, seminários, exposições, feiras, campeonatos, treinamentos, espetáculos e outros eventos voltados ao público discente do campus.