Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Estrutura Organizacional > Cursos HIdrolândia > Cursos Técnicos - Hidrolândia > Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
Início do conteúdo da página

Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2016, 14h03 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 05h41 | Acessos: 3544

 

 


O Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, presencial, tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio capazes de exercer atividades técnicas com habilidades e atitudes que lhes permitam participar de forma responsável, ativa, crítica e criativa na solução de problemas na área de produção e transformação vegetal e/ou animal e de conservação do meio ambiente, sendo capaz de continuar aprendendo e frente as adversidades das condições do mundo do trabalho. Além do domínio dos saberes tecnológicos, expressos na forma de competências gerais e específicas, pressupõe-se a formação de um profissional crítico, criativo e autônomo do processo de aprendizagem, historicamente situado em seu contexto e capaz de se articular com as demais áreas do conhecimento.
O estudante cursa ainda as disciplinas comuns do ensino básico (Português, Matemática, Biologia, História, etc.), que os habilita para o ingresso no ensino superior e o exercício da cidadania.


Áreas de atuação: pequenas, médias e grandes propriedades rurais que atuam no ramo da produção vegetal, animal e agroindustrial; empresas de vendas de produtos destinados à lavoura e à pecuária; órgãos de defesa sanitária vegetal e animal; estabelecimentos agroindustriais; empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; parques e reservas naturais; secretarias municipais de agricultura; empresas públicas e privadas que trabalham com pesquisa nas áreas de produção vegetal, anima e agroindustriais, além de atuar como empreendedor desenvolvendo seu próprio negócio, pois o mesmo planeja, executa e avalia projetos de produção vegetal, animal e agroindustrial (Catálogo Nacional dos cursos Técnicos).


Perfil profissional de conclusão: Maneja, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realiza colheita e pós-colheita. Realiza trabalhos na área agroindustrial. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais (Catálogo Nacional dos cursos Técnicos). Possui os conhecimentos e habilidades necessários para o ingresso no Ensino Superior.


Turno: predominantemente matutino
Regime: anual
Carga horária: 3351 horas
Duração do curso: 3 anos
Pré-Requisito: Possuir Ensino Fundamental Completo
Coordenador do Ensino Profissional Técnico de Nível Médio: Prof. Dr. Paulo Silva Melo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Documentos: Projeto Pedagógico de Curso Integrado em Agropecuária 

Fim do conteúdo da página