Página inicial > Grupos de Estudo > Grupo de Estudo Temas pedagógicos: Aspectos psicossociais da adolescências

Grupo de Estudo Temas pedagógicos: Aspectos psicossociais da adolescências

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 17h13 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 21h53 | Acessos: 220

O grupo de estudo tem como objetivo debater temas pedagógicos de relevância para a docência e para o ensino. Tem como objetivo ampliar discussões pedagógicas e temas relacionados ao desenvolvimento humano que afetam a prática em sala de aula. o trabalho do grupo de estudo consiste em debater os textos previamente selecionados pela equipe de trabalho do projeto. O público alvo, são os docentes do Campus Cristalina e os estudantes do curso de Pedagogia ofertado em modalidade EAD no Campus, em parceria com UAB.

Introdução

A construção de ambientes participativos e colaborativos de trabalho em grupo são uma forma metodológica que possibilita a mediação e disseminação do conhecimento. É papel do professor mediar essa dinâmica de forma que todos os alunos cooperem e tenham participação ativa no resultado final. Porém, a proposta desse grupo de estudo é partilhar de forma democrática o conhecimento, de forma que os participantes possam trazer suas experiências para a discussão teórica.

Justificativa

São objetivos dos Institutos Federais ofertar cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional. Dessa forma o grupo de estudos é uma ação que proporciona visibilidade ao tema e possibilita o cumprimento dessa normativa. Ademais, valoriza a formação por pares de forma dialogada e democrática, possibilitando troca de experiências e a proposição de novas temáticas na medida que o cotidiano escolar permite pensar na prática docente, relação com o saber e na relação professor aluno.

Objetivo Geral

Discutir temáticas pertinentes à educação, formação de professores e desenvolvimento humano. Bem como, ampliar discussões pedagógicas e temas relacionados que afetam a prática em sala de aula.

Metodologia da Execução do Projeto

1 - Os temas e bibliográficas serão previamente selecionados pelo grupo de trabalho;

2- Os textos serão debatidos em encontros quinzenais;

3- A tema proposto será debatido por 4 encontros e se houver necessidade a equipe poderá ampliar esse prazo;

4 - Ao final de cada tema os participantes serão certificados com a carga horária total do módulo

Acompanhamento e Avaliação do Projeto durante a Execução

Frequência e participação.

Resultados Esperados e Disseminação dos Resultados

Agregar mais participantes; Disseminar o conhecimento sobre os temas propostos;

Referências

EVANGELISTA, Olinda; TRICHES, Jocemara. Jovem Professor: um forte! In: SILVA, Marileia Maria da (Org.). Jovens,
trabalho e educação: a conexão subalterna de formação para o capital. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.

Metas

1 - Discussão dos textos e temas relacionados aos Aspectos Psicossociais na Adolescência
2 - Debate do tema - métodos de estudo

Coordenação: