A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Histórico

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2016, 15h48 | Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 18h55 | Acessos: 1393

O Polo de Inovação do IF Goiano surgiu em 2014 com a criação da Rede Arco Norte – Rede de Educação Profissional e Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Agropecuária da Região Arco Norte, um projeto de desenvolvimento tecnológico da região brasileira conhecida como Arco Norte, que concentra grande parte da produção brasileira de commodities. O projeto foi uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em articulação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Mapa da Região Arco Norte, que fica acima do paralelo Sul 16°

A Rede Arco Norte viabilizou a criação de polos de inovação vinculados a institutos federais nessa região, como o então Polo de Inovação em Agrocombustíveis do IF Goiano, estabelecido em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Em todo país, os polos de inovação de institutos federais são destinados ao atendimento de demandas das cadeias produtivas por Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e à formação profissional para os setores de base tecnológica. (Portaria do MEC nº 1.291/2013). 

Com o início de suas atividades, o Polo de Inovação do IF Goiano passou a receber diferentes demandas do setor produtivo e, em razão delas, teve sua área de atuação ampliada, passando a se chamar Polo de Inovação em Bioenergia e Grãos.

Em dezembro de 2017, o portfólio de projetos do Polo de Inovação e do Campus Rio Verde, em conjunto com o plano de ação elaborado pela equipe, resultaram na aprovação do credenciamento do IF Goiano junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), com atuação em “Tecnologias Agroindustriais”.

Atualmente, o Polo de Inovação do IF Goiano realiza projetos de PD&I e serviços tecnológicos nas áreas de agricultura e agroindústria. Projetos de PD&I com foco em tecnologias para manejo agrícola e para processamento e armazenamento de grãos podem ser executados dentro do modelo Embrapii.

Fim do conteúdo da página