Sobre a Assistência Estudantil

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2016, 12h00 | Última atualização em Terça, 04 de Mai de 2021, 14h56 | Acessos: 8457

O que é Assistência Estudantil?

É o conjunto de ações que visa a permanência com êxito do estudante na Instituição, com autonomia, independência e que busque, principalmente, o rompimento da desigualdade social, econômica e cultural no mundo acadêmico. A Política de Assistência Estudantil no IF Goiano está de acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil, disposto no Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010. Estes dois documentos podem ser encontrados no Manual de Assistência Estudantil do IF Goiano disponível no endereço: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/MANUAL_ASSISTENCIA_ESTUDANTIL_BpNRx2M.pdf

A quem cabe desenvolver as atividades da Assistência Estudantil no Campus Urutaí?

A uma equipe multidisciplinar, composta por: assistentes de alunos, auxiliares administrativos, pedagoga, psicóloga, enfermeiras, odontóloga, nutricionista, vigilantes e servidores de apoio (terceirizados) lotados na Gerência de Assistência Estudantil (GAE), setor que compreende a Unidade  de Alimentação e Nutrição, a Unidade de Atenção à Saúde ,o Núcleo de Assuntos Disciplinares Estudantis, a Unidade de Programas de Assistência Estudantil e a Unidade  de Residências Estudantis.

Quais são os Programas da Assistência Estudantil do Campus Urutaí?

Durante o período de aulas presenciais:

Auxílio alimentação: Gratuidade de almoço no Restaurante Estudantil do Campus de segunda a sexta-feira a todos os estudantes da educação básica (ensino médio integrado ao técnico e técnico concomitante ou subsequente). O acesso desses estudantes no Restaurante Estudantil, se dá por meio de carteirinha de acesso confeccionada pela Gerência de Assistência Estudantil (GAE), para isso, após a matrícula, é necessário encaminhar-se à GAE com uma foto 3x4. Os demais estudantes, em situação de vulnerabilidade social, também poderão ser contemplados com esse Programa por meio de edital, inclusive tendo acesso, também ao jantar.

Auxílio Moradia: repasse financeiro para auxiliar na despesa com aluguel para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os valores são definidos por edital.

Auxílio-transporte: repasse financeiro para auxiliar em gastos relativos ao transporte coletivo para deslocamento do estudante, em situação de vulnerabilidade socioeconômica no trajeto, diário, residência/campus/residência. Este programa é dividido em três modalidades: Municipal; Intermunicipal para cidades até 25 km do Campus Urutaí e Intermunicipal para cidades acima de 25 km do Campus Urutaí. Os valores são definidos por edital.

Residência Estudantil no Campus Urutaí: (morar no IF Goiano - Campus Urutaí) concessão por parte do Campus Urutaí, da infraestrutura física para os estudantes residirem, assim como móveis e equipamentos básicos e suporte biopsicossocial. Os estudantes beneficiados pelo Programa Residência Estudantil recebem gratuitamente quarto coletivo, quatro refeições diárias, kit de higiene (papel higiênico e sabonete), kit odontológico (pasta, fio e escova dental) e agasalho gratuitamente.

Durante o período de aulas na modalidade EAD:

Auxílio-Conectividade: repasse financeiro para auxiliar nos gastos com meios de acesso à internet, para acompanhamento das atividades curriculares não presenciais, do estudante, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, as aulas permanecerem na modalidade de Educação a Distância, devido à medida de isolamento social imposta pela pandemia Covid-19. É pré-requisito: Não ter, até a data de inscrição neste Auxílio, contrato firmado de serviço de internet ou aquisição de pacotes de dados móveis. Inscrição por meio de edital. Valor mensal de R$ 100,00 (cem reais)

Auxílio-Permanência: repasse financeiro para auxiliar aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que, por alguma questão de risco social, não consigam suprir despesas que garantam a permanência e o êxito nos estudos, enquanto as aulas permanecerem na modalidade de Educação a Distância, devido à medida de isolamento social imposta pela pandemia Covid-19. Inscrição por meio de edital. Valor mensal de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

Entrega de kit de alimentação escolar para os estudantes da educação básica: realizada por meio do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A inscrição é feita por meio de formulário, disponibilizado semestralmente no site do Campus Urutaí.

Atendimento psicológico: deve ser agendado por meio do e-mailassistenciaestudantil.urt@ifgoiano.edu.br

Quem pode participar dos Programas de Assistência Estudantil? O que é preciso para se inscrever?

Em concordância com o Decreto nº 7.234/2010, os estudantes devidamente matriculados nos cursos presenciais do IF Goiano - Campus Urutaí que possuem renda per capita bruta familiar de até um salário e meio, podem participar dos Programas de Assistência EstudantilA inscrição para todos os Programas se dá por meio de editais (documento que contém todos as condições e etapas, assim como as atribuições e/ou documentos necessários para inscrição e seleção dos Programas), disponíveis no site da instituição, bem como na Gerência de Assistência Estudantil do campus.

Gerente de Assistência Estudantil do Campus Urutaí:

Janaina Neves E. de Cantuário.

Contatos: (64) 3465 1922/ (64) 3465 1923 - Durante as aulas presenciais.

WhatsApp: (64) 99304 8770

E-mail: assistenciaestudantil.urt@ifgoiano.edu.br