Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2015, 10h42 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 09h45 | Acessos: 7051

Setor ligado à Diretoria de Ensino no Campus e à Diretoria de Assistência Estudantil da Reitoria, que tem como responsabilidade implantar o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), executado no âmbito do Ministério da Educação, tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Os objetivos do PNAES são democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior; reduzir as taxas de retenção e evasão; e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação. No Campus Morrinhos, o setor conta com quatro servidores, que se revezam nos três turnos, além da equipe multiprofissional lotada no Núcleo de Atenção à Saúde e no Refeitório.

Âmbitos de atuação da Assistência Estudantil:

Núcleo de Atenção à Saúde - A finalidade é oferecer atendimento ambulatorial nas áreas médica, odontológica, psicológica e nutricional para os alunos regularmente matriculados nos campi do IF Goiano, de acordo com disponibilidade do quadro de pessoal. As ações dos profissionais ligados a esse setor objetivam o cuidado integral por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e tratamento de doenças físicas, mentais e sociais. Atualmente, o Campus Morrinhos conta com médico, odontóloga, psicóloga e nutricionista.

Auxílio-Transporte - Tem como objetivo custear despesas com transporte no deslocamento do discente no trajeto residência - campus - residência, sendo os limites definidos em função do gasto devidamente comprovado. Para obter este benefício, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de nível superior ou educação profissional técnica de nível médio na modalidade presencial e apresentar situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seleção dos alunos é realizada mediante edital anual. São oferecidas anualmente as modalidades de auxílio-transporte municipal e intermunicipal.

Residência Estudantil - O regime de residência é uma das ações da Política de Assistência Estudantil do IF Goiano e consiste na concessão de infraestrutura física para os estudantes residirem, além de móveis e equipamentos básicos, com o objetivo de minimizar a evasão escolar, bem como oportunizar o acesso à educação de forma igualitária. Atualmente, o Campus Morrinhos conta apenas com residência para estudantes do sexo masculino, sendo que as três residências estudantis disponíveis abrigam 24 alunos. A seleção dos estudantes é realizada mediante edital anual.

Auxílio-Moradia - Este benefício tem por finalidade oferecer auxílio financeiro que colabore para a permanência de estudantes na Instituição. Como o Campus Morrinhos ainda não possui residências para discentes do sexo feminino, o Auxílio-Moradia é direcionado às alunas que necessitam da residência estudantil para permanência na Instituição. A seleção das alunas beneficiadas é feita mediante edital anual.

Alimentação Escolar - O Campus Morrinhos, em consonância com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, bem como ao Programa Nacional de Assistência Estudantil, oferece a todos os alunos matriculados refeições gratuitas. Atualmente são oferecidos almoço e jantar preparados por equipe qualificada, sob supervisão de nutricionista.

NAPNE - Criado para atender a política de inclusão do sistema de ensino federal, o IF Goiano - Campus Morrinhos institucionalizou o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) com o objetivo de criar a cultura da “educação para a convivência", aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais por meio de ações que envolvam toda comunidade escolar, bem como desenvolvimento de projetos com este fim.

Contatos:

Coordenação de Assistência Estudantil (CAE)
Fone: (64) 3413-7954
Fale com a Assistência Estudantil

Equipe:

Rafael Gomes Pinheiro (Técnico em Assuntos Educacionais - chefe do Setor)
Alanna Evellin Alves Ferreira (Assistente de Alunos)
Rodrigo Lima Beda (Tradutor e Intérprete de Libras)
Vera Ferreira Souza (Assistente de Alunos)

Documentos:

Manual de Assistência Estudantil - 3ª Edição