Página inicial > Servidores > Extensão Hidrolândia > NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia)

NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia)

Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2015, 14h10 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2015, 14h12 | Acessos: 1228

CICLO DE FORMAÇÃO - NEA-Hidrolândia

Aberta à toda comunidade acadêmica, nas modalidades (voluntário e legal). Esta atividade visa ofertar um estágio de vivência, fundamentado nos princípios, conhecimentos e práticas relacionados à agroecologia para estudantes do nível técnico ingressarem às atividades de ensino, pesquisa e extensão do NEA, que poderão ser realizadas nas segundas-feiras das 7 às 17h e sextas-feiras das 7 às 11h, ou previamente agendadas com o orientador responsável.

Serão realizados Encontros de Formações, reuniões quinzenais para discutir os temas importantes de Agroecologia; e Encontros para orientação, reuniões quinzenais para discussões sobre os subprojetos e quanto às dificuldades de execução das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Esta terá início dia 04/09/2015 às 13h com a mostra do Filme de animação, adaptado do livro A história de Seu João das Alfaces - Uma introdução à agricultura orgânica, de Adriana de Aquino e Maria Cristina P. Neves, que conta a história de um produtor rural que só planta alfaces e isso lhe causa prejuízos, por conta das pragas que atacam sua plantação. Com ajuda da Embrapa ele aprende técnicas corretas sobre agricultura orgânica e passa a produzir todo tipo de hortaliças, frutas e até pecuária; e uma roda de conversa sobre o tema e a dinâmica da atividade. Neste ciclo, o estudante deverá passar por três etapas consecutivas e eliminatórias:
ETAPA 01: (30 dias) nesta etapa o estudante vai vivenciar por 30 dias todas as atividades que o grupo propor. Deve preencher uma ficha cadastro e horário de atividades. Nos horários de atividades devem assinar a frequência na sala do NEA com um dos supervisores com cumprimento de, no mínimo, 8 horas de atividades (nível médio-técnico) por semana. Nesta etapa o estudante deve ler alguns textos e assistir alguns vídeos que são de referência, e postar comentários em página do FACEBOOK, a fim de interagir com o grupo.
ETAPA 02: (30 dias) nesta etapa, aqueles estudantes que cumpriram com a leitura dos Dossiês e assistiram os vídeos, assim como acompanharam as atividades do grupo e não faltaram as atividades semanais, devem ler artigos e livros, discutir com o grupo e com um orientador (Prof. Dr. Bruno de Andrade Martins, ou qualquer um dos docentes colaboradores do NEA) e elaborar o PLANO DE TRABALHO (conforme modelo) que envolva atividades de ensino, pesquisa e extensão, seguindo uma metodologia participativa de projetos.
ETAPA 03: (30 dias) nesta etapa os estudantes que cumpriram com as demais etapas, como o plano de trabalho, e apresentaram bom relacionamento com o grupo, estarão aptos iniciar as atividades previstas no plano, e poderá ser premiado com uma bolsa no valor de R$161,00 mensais para estudantes de nível técnico, por 10 horas semanais.

CINE SUSTENTÁVEL - NEA-Hidrolândia

Aberta a toda comunidade acadêmica, esta atividade propõe a mostra de vídeos com temáticas de agroecologia, segurança alimentar e educação ambiental, e reflexões e discussões, tanto no formato de rodas de conversa (Ciclo de Formação) como em fóruns virtuais.
Esta terá início no dia 01/09/2015 com a mostra do filme documentário “O veneno está na mesa" do cineasta Silvio Tendler, que denuncia a problemática causada pelos agrotóxicos, e faz parte de um conjunto de materiais elaborados pela Campanha Permanente
Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

OFICINA DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM

Aberta a toda comunidade acadêmica, esta atividade propõe a reflexão sobre a problemática da geração de resíduos sólidos recicláveis e orgânicos e estimulará que os participantes se organizem em grupos para desenvolverem objetos e inovações com este material.
Esta terá início dia 02/09/2015 com uma palestra sobre o tema e a dinâmica da atividade.