Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Agronomia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 20h27 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 17h14 | Acessos: 32187

 

Objetivo: o curso de bacharelado em Agronomia objetiva formar profissionais capazes de atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas que compõem os sistemas de produção, embasados em sólido conhecimento técnico-científico. Para tanto, as atividades do curso devem resultar de um processo integrado de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, capaz de dotar os discentes de discernimento e habilidades para pesquisar, propor, gerenciar e conduzir tecnicamente mudanças, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio ambiental. Sendo assim, o agrônomo busca orientar e administrar a utilização e otimização dos diversos fatores que compõem os sistemas de produção em consonância com os preceitos do desenvolvimento sustentável, além do planejamento e a aplicação de técnicas, métodos e os processos necessários à proteção ambiental em consonância com os interesses econômicos e sociais, visando a sustentabilidade do sistema de produção.

Áreas de atuação: o profissional pode atuar em atividades de consultoria técnica, de fiscalização e de perícia, administrativas e financeiras na área rural, de ensino, de pesquisa e desenvolvimento. De forma geral, o mercado de trabalho para o agrônomo no Brasil é promissor em termos de oportunidades de emprego e crescimento profissional. O país é um dos maiores fornecedores mundiais de commodities e matérias-primas agrícolas e, por isso, há boas oportunidades para o profissional em órgãos públicos, empresas e indústrias de insumos, propriedades rurais e na área de meio ambiente.

Perfil do profissional: o profissional egresso do Curso de Agronomia deverá:

- ter sólida formação científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver tecnologias que lhe permitirão atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;

- ter prévio conhecimento de todas as etapas do processo produtivo, desde o planejamento até a comercialização, distribuição e alocação do produto no comércio e indústria;

- compreender os diferentes contextos sociais e formas de produção agrícola para propor tecnologias e práticas agrícolas compatíveis, buscando para tanto, coletar, sistematizar e analisar dados e informações permanentemente, embasadas em sólida formação técnico-científica;

- ter compromisso com o desenvolvimento sustentável, buscando para tanto aperfeiçoamento constante para gerenciamento de recursos e competência comunicativa e argumentativa para trabalho em equipe visando se tornar um empreendedor e líder com consciência ecológica e econômica, pois é ele que vai propor soluções em produtos e serviços e orientar os agricultores sobre as melhores práticas, como o uso racional dos recursos naturais, visando produzir de forma responsável para atender a crescente demanda mundial;

- desenvolver a capacidade de compreensão e tradução das necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como a utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente.

O curso deverá estabelecer ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios:

  • Respeito à fauna e à flora;
  • Conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
  • Uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
  • Emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo;
  • Atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício de atividades profissionais.

Requisitos para o ingresso no curso:  conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.

Condições para a conclusão do curso: integralizar as disciplinas de oito semestres (4 anos), realizar o estágio curricular supervisionado, cumprir as atividades complementares, construir e defender o trabalho de curso.

Duração do curso: 5 anos

Turno: matutino (ingresso no curso em anos ímpares); vespertino (ingresso no curso em anos pares)

Tipo: Bacharelado

Carga horária: 4.370 horas

Coordenação: Prof. Jardel Lopes Pereira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Documentos: 

Portaria de Reconhecimento do Curso

Projeto Pedagógico do Curso 2010

Matriz 2018

Matriz 2010

Ementas 2018

Ementas 2010

 

SOBRE TRABALHO DE CURSO

Regulamento do Trabalho de Curso do IF Goiano - 2023

Processo de defesa do Trabalho de Curso (Agronomia)

Tutorial SUAP

Normas de formatação do Trabalho de Curso

Tutorial de Ficha Catalográfica

Termo de Autorização de Publicação

Tutorial Depósito no Repositório

 

SOBRE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

O discente ingressante no curso de Agronomia pelos editais de transferência externa, interna ou portabilidade de diploma, ou que cursou alguma disciplina em curso anterior ou concomitante, e que deseje realizar o procedimento de aproveitamento de disciplinas, deve preencher o formulário disponível AQUI. 

Obs.: o formulário estará disponível de acordo com o Calendário Acadêmico vigente (pedidos de aproveitamento de disciplinas), disponível na Aba ENSINO deste site (lado esquerdo da 1ª tela).

A solicitação de aproveitamento deve respeitar o Art. 91 do Regulamento dos Cursos de Graduação do IF Goiano. Após preenchimento do requerimento, a Coordenação de Registros Escolares (CORE) realizará a abertura de processo no SUAP e encaminhará para a coordenação do respectivo curso para análise junto ao colegiado da documentação. Após este procedimento será emitido um parecer sobre o deferimento ou não do aproveitamento de cada disciplina, sendo as deferidas lançadas no histórico do discente.

 

Fim do conteúdo da página