Página inicial > Servidores > Notícias Anteriores > Órgãos se reúnem com agricultores familiares para definir demandas de compras

Órgãos se reúnem com agricultores familiares para definir demandas de compras

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 15h30 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 13h42 | Acessos: 890

Encontro dá continuidade às discussões iniciadas durante a Agro Centro-Oeste 2019 e visa atender ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. Reunião foi realizado na Reitoria do IF Goiano, na quinta-feira, 13.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da pró-reitoria de Extensão, promoveu reunião entre representantes da Agricultura Familiar e órgãos compradores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal com o objetivo de fazer um levantamento das necessidades dos compradores e lista de oferta dos fornecedores da Agricultura Familiar. O encontro foi realizado na quinta-feira, 13, na Reitoria do Instituto.

Entre os órgãos participantes, além do IF Goiano, a reunião contou com a presença da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Agrupamento de Apoio da Base Aérea de Anápolis e do Comando de Operações Especiais do Exército. Dentre os representantes da Agricultura Familiar, estiveram presentes assentamentos e cooperativas de vários municípios do estado de Goiás, entre eles: Santa Isabel, Rubiataba, Palminópolis, Ceres, Bela Vista de Goiás além de representantes de sindicatos de trabalhadores rurais de municípios como Itapuranga, Sancrerlândia, Rio Verde, Ceres, entre outros. A Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (FETAEG) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também participaram e contribuíram com as discussões.

A reunião dá continuidade às discussões iniciadas na Mesa Redonda promovida pelo IF Goiano, no dia 30 de maio, na Feira Agro Centro-Oeste Familiar, na UFG. Segundo o Pró-Reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes da Rosa Filho, a ideia é efetivar um grupo propositivo de trabalho a fim de estabelecer vínculos entre produtores e compradores, elucidando possíveis entraves que dificultem essa relação, além de enaltecer a qualidade dos produtos da Agricultura Familiar e divulgá-los.

Na ocasião foram explicitadas suas principais necessidades no que tange a compra dos produtos da agricultura familiar, além de tirarem dúvidas quanto a entrega dos mesmos e as formalidades necessárias de cada instituição. Foi discutido a necessidade do envolvimento de nutricionistas em todo esse processo, com o objetivo de facilitar a escolha de alimentos de nossa região, valorizando a produção local.

A falta de divulgação foi relatada como um dos principais entraves. De acordo com a pró-reitoria de Extensão,  este ponto foi sanado com a proposta de a movimentação do grupo, uma vez que  desmistifica questões que atrapalham esse envolvimento e possibilita opções de produtos de qualidade oferecidos pela agricultura familiar antes dos órgãos compradores lançarem seus editais.

Como encaminhamento, o grupo sugeriu que fossem divulgados os produtos de cada cooperativa, explicando sobre sua sazonalidade, escala de produção e estratégias de entrega, facilitando a compra dos órgãos interessados. Um prévio calendário foi estabelecido para as próximas discussões no intuito de estabelecer mais contatos e diminuir os ruídos entre comprador e produtor.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: