Página inicial > Servidores > Últimas notícias - Posse > IF Goiano promove Seminário Internacional de Formação de Professores

IF Goiano promove Seminário Internacional de Formação de Professores

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 11h25 | Última atualização em Segunda, 25 de Mai de 2020, 22h36 | Acessos: 749

O evento ocorrerá no Campus Rio Verde e é voltado para discentes dos cursos de licenciatura, professores e gestores das redes públicas estadual e municipal.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza, nos dias 25 e 26 de abril, o I Seminário Internacional de Formação de Professores e o II Seminário do Programa de Residência Pedagógica da Instituição. O evento ocorrerá no Campus Rio Verde e é voltado para discentes dos cursos de licenciatura, professores e gestores das redes públicas estadual e municipal das cidades de Ceres, Hidrolândia, Ipameri, Rio Verde e Trindade, além de gestores e professores do IF Goiano. As inscrições para o evento serão realizadas no período de 15 de março a 22 de abril pelo site. Submissão de trabalhos de 15 de março a 15 de abril.

O evento tem como objetivo apresentar a proposta do Mestrado Profissional em Formação de Professores por intermédio de palestras que discutirão sobre as possibilidades de investigações no ensino das distintas ciências em espaços formais e não formais de educação, onde os profissionais do ensino têm atuado. Objetiva também socializar as atividades realizadas pelos bolsistas do Programa Residência Pedagógica na primeira etapa do projeto nas escolas conveniadas de Educação Básica Pública.

A Conferência de Abertura do evento terá o tema "O Ensino Superior e Papel da Pós-graduação no Desenvolvimento Institucional e Profissional dos Professores" e será ministrada pelo José Pacheco, da Universidade do Minho, de Portugal.

Confira a programação:

QUINTA-FEIRA (25/04)

Horário  Ativdade Local
14:00 - 16.00 Mesa redonda : Experiências Formativas na Profissão Docente
Profa Dra Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira
Professores doutores da Prefeitura Municipal de Rio Verde.
Mediador – Miguel Rodrigues Ribeiro, Secretário Municipal de Educação de Rio Verde
16:00 - 17:30 Apresentação de Pôsteres Ginásio de Esportes/Campus Rio Verde
18:30  Abertura: Mesa de autoridades
19:30 Conferência de abertura – O Ensino Superior e Papel da Pós-graduação no Desenvolvimento Institucional e Profissional dos Professores
Prof. Dr. José Pacheco (Universidade do Minho/Portugal)
Mediador – Fabiano Guimarães Silva – IF Goiano
Centro de Cultura e Eventos Jatobá/Campus de Rio Verde, Go.

SEXTA-FEIRA (26/04)

Horário Atividade Local
08:00 - 10:00 Mesa Redonda: A Pesquisa no Ensino das Ciências da Natureza e Matemática
Profa Dra Giselle Roças ( IFRJ)
Profa Dra. Ivanise Maria Rizzatti (UERR) Prof. Dr. Iran Abreu Mendes (UFPA)
Mediadora: Rosenilde Nogueira Paniago (IF Goiano)
10:00 – 10:20 Intervalo
10:20 – 11:30 Espaço para discussão e debate sobre a temática exposta na mesa redonda (natureza e matemática) Centro de Cultura e Eventos Jatobá/Campus Rio Verde
08:00 - 10:00 Mesa Redonda: A Pesquisa no Ensino das Ciências Humanas e Linguagens
Prof. Dr. Joan Pagès Blanch (UAB/ Espanha)
Prof. Dr. Flávio Pereira Camargo (UFG)
Mediador: Marco Antônio de Carvalho (IF Goiano)
Auditório Social/ Campus Rio Verde.
10:00 – 10:20 Intervalo
10:20 – 11:30 Espaço para discussão e debate sobre a temática exposta na mesa redonda (Humanas e Linguagens) Auditório Social/ Campus Rio Verde
11:30 – 13:00 Almoço
14:00 – 15:20 Mesa de Encerramento: A Pesquisa na Formação e Prática Docente