Página inicial > Servidores > Últimas notícias - Posse > Campus Posse realiza Projeto de Extensão com ensino de Espanhol e beneficia estudantes do IF Goiano e da Rede Estadual

Publicado: Segunda, 27 de Mai de 2019, 22h14 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 15h14 | Acessos: 1487

Após ter sido contemplado pelo Edital nº 11 de 2018 – NAIF, Campus Posse realiza Projeto de Extensão: Identidades Culturais, letramento e ensino de espanhol.

imagem sem descrição.

Atualmente, em conformidade com os PPCs dos cursos ofertados, o ensino de espanhol no Instituto Federal Goiano-Campus Posse se dá apenas no terceiro ano do Ensino Médio Integrado, no entanto, reconhecemos a importância do ensino de línguas estrangeiras como fundamental no processo de formação linguístico-cidadã de todo e qualquer estudante, especialmente os brasileiros, dada a proximidade linguística e geográfica com os países que falam o espanhol como língua oficial na América Latina. Com este projeto pretende-se colaborar com o processo de (re) construção das representações dos estudantes sobre as identidades culturais latino-americanas, incluindo as identidades deles próprios como brasileiros.
O projeto, idealizado e coordenado pela professora de espanhol Érica da Silva Oliveira, foi aprovado pelo Edital Institucional de Apoio a Projetos de Arte e Cultura nº 11/2018 do IF Goiano. Como projeto de extensão, está sendo realizado por meio de uma parceria firmada com a Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte de Posse (CRECE-Posse) da SEDUCE – Goiás. A parceria proporcionou a participação de vinte estudantes do ensino médio da rede pública e estadual de ensino provenientes de diferentes cidades do nordeste goiano: Posse, Mambaí, Alvorada do Norte, Sitio D’Abadia, Simolândia, Buritinópolis, Damianópolis, Iaciara e Guarani de Goiás. .O projeto conta com encontros quinzenais que contemplam a metodologia de leitura, interpretação e produção de textos de diferentes gêneros do discurso com foco na língua e identidades culturais de povos hispanofalantes.
Ao todo são 32 estudantes atendidos pelo projeto, incluindo os sorteados para ocuparem as outras dez vagas destinadas ao público interno do Campus Posse, bem como as estudantes Marcela Karolina (bolsista pelo Edital nº 11/2018) e a voluntária Rosilaine Bispo de Souza, ambas do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.
“Estamos longe de atender a todo o público do IF Goiano Campus Posse e região interessado em aprender mais sobre o espanhol e sobre suas culturas; ao todo foram 46 inscritos no sorteio para ocupar as dez vagas destinadas aos nossos alunos, mas demos o ponta pé inicial e estamos muitos felizes em poder contribuir para que a comunidade externa tenha acesso ao IF Goiano por meio dessa iniciativa”, garantiu a professora e coordenadora do projeto.