Página inicial > Servidores > Últimas notícias - Trindade > Alunos vivem a intensidade da literatura na Flip em Paraty

Alunos vivem a intensidade da literatura na Flip em Paraty

Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 12h12 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 08h31 | Acessos: 719

Os três jovens escritores do Campus Trindade trazem muitas histórias da Festa Literária para compartilhar com os colegas e a certeza da importância da leitura

imagem sem descrição.

Três contos, três alunos do Campus Trindade e muita história na bagagem. Geraldo Murilo, Agna Freitas e Heveline Querino (foto) percorreram cerca de 2400 quilômetros de estrada e participaram até este último domingo (14) de uma imersão no mundo da literatura - a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro. Paraty foi reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco. Os três foram os primeiros colocados do campus no Concurso de Contos do IF Goiano e terão seus textos publicados em livro. Além desses prêmios, na volta pra casa, os estudantes trazem ainda mais forte uma certeza, o gosto pela leitura.

Com “Desculpe a inconveniência, o céu está fechado hoje”, o aluno do curso técnico integrado em Informática para Internet Geraldo Murilo Carrijo Viana Alves da Silva, 17 anos, obteve pela segunda vez a primeira colocação pelo Campus Trindade no concurso. Mas dessa vez ele planejou e aproveitou melhor a cidade e a programação da Flip e auxiliou os colegas a terem uma boa experiência.“É uma oportunidade única de se aproximar dos autores contemporâneos e de se aprofundar no mundo da literatura”, frisa.

Apesar de jovem, Murilo lê bastante e vê no seu conto uma forte inspiração em Machado de Assis. Ele pretende continuar no mundo da leitura e não parar de escrever em língua portuguesa, bem como em outros códigos - Murilo é programador e já busca conhecimento em Java, Javascritp, Html, CSS, Python e C#. O que ele gosta de ler vai de Álvares de Azevedo, George Orwell, Neil Gaiman a contos machadianos, romances, mitologia e quadrinhos.

O estudante é ainda bolsista de iniciação científica no projeto que busca desenvolver um sistema de substituição de aulas para auxiliar professores e alunos a cumprirem todo o conteúdo de sala de aula. Em maio ele conquistou um prêmio em um evento de tecnologia nacional, a Campus Party, em Brasília, confira aqui.

A força das mulheres
Agna Freitas, 17 anos, também aluna do curso técnico integrado em Informática para Internet, adora literatura infanto juvenil, romances, mitologia grega, e de escritores como Graciliano Ramos, Rick Russell Riordan e John Michael Green. Ela se considera fã das séries Os Heróis do Olimpo e Percy Jackson e Os Olimpianos. Agna frisa estar muito feliz de conhecer um lugar novo e mais pessoas que gostam de ler.

“Participar de um evento internacional de literatura é uma experiência incrível. É um diferencial estudar no IF Goiano porque aqui temos momentos e oportunidades que nos levam para lugares maravilhosos”, agradece Agna. Em 2018, no segundo ano do curso técnico integrado ao ensino médio ela alcançou na redação do Enem, 940 pontos. Agna escreveu com suspense e um final inesperado “O mistério do sobrado ao lado”.

Já a mais jovem escritora, Heveline Querino Almeida, 16 anos, é também aluna do técnico integrado em Informática para Internet,e  além de considerar o roteiro de atividades da Flip organizado pelos amigos tem ainda oportunidade de seguir o feito de Murilo e, assim garantir sua viagem e publicação em livro em 2020. Ela é a autora do título "Masoquismo mortal".

Incentivo
O Concurso de Contos é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão com apoio do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura do IF Goiano (NAIF Institucional e NAIF's Locais) e Sistema Integrado de Biblioteca do IF Goiano (Sibi). O objetivo é estimular o prazer de ler e escrever, por meio da valorização da produção literária. Visa também, fomentar a produção literária dos discentes do IF Goiano, oportunizando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações de Ciência, Arte e Cultura.

Foto: Fabrizio Franco

(Texto: Fabrizio Franco, Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade)