Página inicial > Servidores > Últimas notícias - Polo de Inovação > “Rio Verde, Capital do Futuro” é apresentado a lideranças

“Rio Verde, Capital do Futuro” é apresentado a lideranças

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2017, 21h56 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2017, 16h20 | Acessos: 1268

Ao longo desta segunda-feira, dia 24, o IF Goiano – Campus Rio Verde recebeu representantes do setor produtivo da região para apresentar o projeto “Rio Verde, Capital do Futuro”.

imagem sem descrição.

O projeto tem como objetivo tornar o município uma referência global do alimento saudável, sustentável, resiliente às mudanças climáticas e socialmente inclusivo. A ideia está sendo construída pelo Instituto Fórum do Futuro, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e pelo IF Goiano, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

São parceiros confirmados na realização do projeto: a Associação Pró-desenvolvimento do Estado de Goiás (Adial), a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), a empresa Caramuru e a Prefeitura Municipal de Rio Verde.

No período da manhã, foram apresentadas diversas propostas que compõem o projeto: “Conexão Futuro, o Hub da Inovação”, que prevê a criação no município de um ambiente de inovação ligado à cadeia de valor do alimento; “Integração lavoura-pecuária-floresta”, que busca tornar Rio Verde uma referência na implantação do sistema; “Jardim Botânico Rio Verde”, que envolve uma série de ações relacionadas à conservação da biodiversidade e promoção do bem-estar na cidade; e “Línguas On-line”, que vai capacitar jovens para se comunicarem em línguas estrangeiras estratégicas.

Também foi apresentada a proposta inicial de criação de um programa de mestrado profissional em “Desenvolvimento Regional, Agricultura e Sociedade”, de caráter multidisciplinar. O objetivo do mestrado é a formação dos agentes que irão atuar diretamente no projeto “Rio Verde, Capital do Futuro”.

No período da tarde, foi apresentado com mais detalhes o projeto de integração lavoura-pecuária-floresta, que visa encontrar soluções para implantação das diversas modalidades do sistema nos municípios de Iporá e Rio Verde. A escolha de Iporá, que apresenta uma realidade econômica e agrícola bastante distinta de Rio Verde, surgiu de uma demanda apresentada durante a Tecnoshow, no início de abril, com representantes do IF Goiano, do Fórum do Futuro, da Adial e da Comigo.

No dia 15 de maio, está previsto um evento para apresentação das primeiras etapas na realização de cada projeto.

Assessoria de Comunicação Social da Rede Arco Norte/ Polo de Inovação