Estágio - Posse

1. Informações Gerais:

Antes de preencher os documentos de estágio, é necessário que o (a) estudante leia as instruções que estão em conformidade com o Regulamento de Estágio.

• Toda documentação relativa ao início de estágio deverá ser protocolada na Unidade de Extensão antes do aluno (a) iniciar suas atividades de estágio. Caso o aluno, por algum motivo, não consiga protocolar a documentação, deverá comparecer na Unidade de Extensão com antecedência e comunicar o motivo aos responsáveis.
  • Em hipótese alguma aceitaremos documentos de início e término de estágio em uma única data. Favor não insistir.
  • A ausência do TCE (Termo de Compromisso de Estágio) caracterizará vínculo empregatício perante o MPT (Ministério Público de Trabalho) e sujeitará a parte concedente as sanções previstas na Lei.
  • Todos os documentos devem ser assinados por extenso e carimbados pela parte concedente/empresa.
  • Em hipótese alguma aceitaremos documentos sem carimbo e/ou assinatura por extenso da concedente, orientador, supervisor e coordenador do curso.
  • Os relatórios de cursos técnicos são diferentes dos cursos superiores, o aluno deverá observar antes de preencher o documento.
  • Caso o(a) aluno(a) não se interesse em continuar com o estágio, ele deverá procurar a Unidade de Extensão para receber orientação quanto ao procedimento de desligamento da empresa.
  • O Prazo para entrega dos documentos da conclusão do estágio será no máximo 45 dias após a data de finalização do estágio. Após este prazo, o aluno poderá perder seu estágio.
  • É dever do(a) aluno(a) procurar o orientador antes, durante e após concluir o estágio, visando a elaboração e avaliação do relatório.
  • Todas as dúvidas referentes a parte legal do estágio poderão ser sanadas no regulamento que se encontra abaixo.
  • Dúvidas que surgirem antes, durante e após o estágio o(a) aluno(a) deverá se dirigir à Unidade de Extensão para esclarecimento. O horário de atendimento do setor é das 07:00 às 22:00.

2. Início do Estágio:

• O aluno (a) deverá estar regularmente matriculado. Caso o aluno(a) tenha concluído o curso, a matrícula deverá ser reativada.

2.1 Documentos Necessários:

Dados para o convênio

• Caso a empresa que o aluno esteja interessado em realizar o estágio não tenha convênio, o aluno deve informar a Unidade de Extensão e, preferencialmente, com o contato do proprietário ou responsável.

Declaração da Coordenação para Autorização de Estágio

• Devidamente assinada pelo coordenador do curso do IF Goiano, constante no Termo de Compromisso.

Termo de Compromisso

• Trata-se do contrato de estágio feito entre a parte concedente/empresa, o aluno e o IF Goiano. Três vias iguais e originais, devidamente preenchidas e assinadas, devendo o aluno:
    • Entregar 1 (uma) via do Termo de Compromisso à Unidade de Extensão no momento da entrega do Relatório Final.
    • Entregar 1 (uma) via do Termo de Compromisso à empresa onde será realizado o estágio.
    • Manter 1 (uma) via do Termo de Compromisso sob responsabilidade do aluno.

Escolha do orientador para orientar durante o Estágio

• De preferência um professor do IF Goiano – Campus Posse que seja ligado à área (ou área correlata) em que irá atuar no estágio.
  • O professor deverá ser consultado e concordar em orientar o estágio. Mediante a anuência do professor, a ficha deverá ser assinada por extenso. Não confundir professor orientador de estágio com professor coordenador de curso, porém o coordenador poderá ser orientador do Estágio.

Plano de Atividades de Estágio

• Devidamente assinado pela empresa, de preferência pelo supervisor do Estágio.
  • A concedente deverá estar ciente das atividades que o estagiário irá desenvolver ao longo período do estágio.

Seguradora

• Seguro contra acidentes pessoais é obrigatório conforme a Lei nº 11788/2008.
  • Os acadêmicos do IF Goiano - Campus Posse estão amparados por seguro contra acidentes pessoais. Os dados da seguradora devem constar no Termo de Compromisso de Estágio.
  • O acadêmico deverá procurar o Setor de Estágio, com antecedência de no mínimo 15 dias, antes de iniciar o estágio, para que possa ser efetivado o Seguro.

3. Conclusão do Estágio

3.1 Documentos Necessários:

Avaliação do Desempenho do Estagiário

• Deverá ser preenchido pela empresa onde o aluno (a) fez seu estágio.

Ata de Defesa

• Deverá ser preenchida pela banca examinadora no dia da defesa do Relatório Final.

Relatório Final

• Após a realização do Estágio, você deve entregar o relatório de estágio junto com as outras documentações da finalização do estágio. O relatório deve conter, de forma detalhada, as atividades que  foram realizadas.
  • Deve ser preenchido pelo aluno.

Declaração do Orientador

• Após as correções do Relatório Final realizadas pelo aluno, propostas pela banca examinadora, o aluno deverá anexar uma Declaração devidamente assinada pelo orientador, dando ciência e concordando com a versão final.

4. Disposições Gerais

• Todos os documentos devem ser assinados e carimbados pela parte concedente/empresa.
  • Em hipótese alguma aceitaremos documentos sem carimbo e assinatura da concedente.

5. Contato

• Telefone: (62) 99225-2349
  • Endereço: IF Goiano - Campus Posse. Rodovia GO - 453, Km 2,5. Fazendo Vereda do Canto, Distrito Industrial, Posse - GO.