Página inicial > Últimas notícias Ipameri > Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2020, 16h19 | Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2020, 16h44 | Acessos: 1774

• ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Assistência Estudantil é o conjunto de ações que visa à permanência com êxito do estudante na Instituição, com autonomia, independência e que busque, principalmente, o rompimento da desigualdade social, econômica e cultural no mundo acadêmico. A Política de Assistência Estudantil no IF Goiano está de acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil, disposto no Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010.

• NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

O Núcleo de Assistência Estudantil é parte estruturante da Unidade de Ensino do Campus Avançado Ipameri e tem como objetivo implementar auxílios e bolsas de cunho pecuniário para alunos em situação de vulnerabilidade social e acompanhar as ações que viabilizem o acesso, a inclusão e permanência de todos os discentes no Instituto Federal Goiano.

• CONCEITOS BÁSICOS PNAES:

É o Programa Nacional de Assistência Estudantil, regulamentado pelo Decreto Nº 7.234/2010, que abrange as universidades e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. PAE (Política de Assistência Estudantil): É uma ação do Estado, que busca minimizar desigualdades sociais, dar condições de acesso, permanência e êxito na escola, por meio de ações, programas e benefícios e de acompanhamento do estudante. No IF Goiano, a PAE está fundamentada em dois principais documentos: Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), sendo um conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações que promovam o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes, sobre a perspectiva de inclusão social, produção de conhecimento, melhoria do desempenho escolar e da qualidade de vida. Quem tem direito à PAE? Estudantes regularmente matriculados em cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Superior, na modalidade presencial no Campus Avançado Ipameri, principalmente aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

• BENEFÍCIOS E AÇÕES DA PAE NO ÂMBITO DO CAMPUS AVANÇADO IPAMERI?

Auxílio Permanência: Contribuição financeira que busca garantir e viabilizar a permanência do discente na Instituição, aos discentes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, que em decorrência da sua situação esteja comprometendo e inviabilizando sua permanência e desempenho acadêmico. O Auxílio consiste no recebimento, em espécie, por meio da conta bancária do discente. Auxílio Transporte: consiste na concessão de um auxílio financeiro para custear gastos relativos ao deslocamento do estudante, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no trajeto residência/campus/residência. Distribuição de materiais, como uniformes.; Distribuição da Carteira de Identificação do Estudante (carteirinha estudantil). Alimentação escolar.

• COMO O ESTUDANTE PODE ACESSAR OS BENEFÍCIOS DA PAE?

O estudante poderá habilitar-se aos benefícios oferecidos pelos campi, desde que esteja regularmente matriculado e cumpra as condições, as etapas e os prazos definidos pela NAE do campus e divulgados no Edital. A seleção de estudantes, candidatos aos benefícios, ocorrerá no início de cada ano letivo.

• INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE DISCENTES CANDIDATOS AOS BENEFÍCIOS:

É de responsabilidade da Assistência ao Educando do campus orientar os estudantes quanto ao correto preenchimento do questionário socioeconômico e assim como, documentos necessários para realizar a inscrição de solicitação de benefícios, também compete ao mesmo receber inscrição, avaliação socioeconômica, realizar entrevistas e visitas domiciliares, sempre que houver a necessidade.

• CONTATOS EMAIL:

FONE: (64) 9 9215 2069

• DOCUMENTOS

MANUAL DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

DECRETO 7234-2010 PNAES (PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL)

ORIENTAÇÃO NORMATIVA PNAE (PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESTUDANTIL)

• EDITAIS DE AUXÍLIOS

EDITAL 02/2020