Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Uncategorized > XII Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes

XII Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 15h50 | Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 15h51 | Acessos: 1424

15/09/2020, TERÇA-FEIRA, ÀS 08 HORAS, POR WEBCONFERÊNCIA.

O Reitor informou sobre a reunião dos diretores do Centro-Oeste realizada na semana passada e seus desdobramentos, como a realização de campanha nacional conjunta para a comemoração dos 111 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorrerá no próximo dia 23, a elaboração de um vídeo conjunto entre os Institutos do Centro-Oeste, a realização da Reditec regional em 2021 e a eleição do reitor do IF Goiano para atuar em conjunto com os diretores-gerais nas negociações favoráveis às instituições do Centro-Oeste.

O Diretor de Gestão de Pessoas falou sobre o lançamento do edital de Licença Capacitação, da prorrogação do prazo para informar demandas de vagas para edital de reembolso, da necessidade de indicação, por parte dos gestores, de servidores para o curso piloto de desenvolvimento de lideranças e convidou a todos para a segunda edição do “Papo de Homem” a se realizar na próxima quinta-feira.

Pró-Reitor de pesquisa falou sobre diversos editais de pesquisa que o IF Goiano tem participado e sido homologado em todas as suas submissões, como o edital IFMaker, da Setec, o de empreendedorismo, entre outros. A Proppi contribuiu, por meio de comissões, no aprimoramento desses projetos para que fossem devidamente enquadrados. Na atual etapa, os editais já estão sob análise das instituições avaliadoras dentro de suas regras específicas.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional apresentou a solicitação de os campi que ainda não o fizeram, encaminharem o levantamento da reavaliação dos bens e imóveis, pela necessidade de cumprimento de prazos externos obrigatórios.

O Reitor comentou sobre os prazos de tramitação de processos. A Procuradora Federal apresentou o que seriam e como devem ser tratados os documentos e processos eletrônicos e os cuidados necessários para a correta instrução desses processos. Ressaltou ainda que os pedidos de urgência só podem ser solicitados via reitor.

A jornalista do Polo de Inovação apresentou, em nome dos comunicadores de todas as unidades do IF Goiano, os encaminhamentos da reunião realizada com o Reitor e o documento elaborado em decorrência dessa reunião. Foi explicada a necessidade de envolvimento dos setores de comunicação para compreender melhor a realidade institucional, de maior autonomia e de investimento na formação dos comunicadores. Foi levantada também a premência de uma maior organização para diminuir os pedidos de urgência fora de horário e a utilização exclusiva dos canais oficiais para o lançamento das divulgações. O Diretor de Campos Belos sugeriu uma rodada de conversa com as gestões para que os comunicadores possam explicar para os gestores o que é comunicação e o seu papel.

O Pró-Reitor de Pesquisa apresentou e explicou como funciona, no âmbito do IF Goiano, os programas PIQ e PICSS, para encaminhamento se haveria a possibilidade de abrir edital para os respectivos programas voltados para a capacitação de servidores ainda em 2020, em vista do impacto financeiro proporcionado.

O Pró-Reitor de Administração repassou as orientações de órgãos superiores de não aumentar os custos, a não ser em casos de contratação de professores substitutos de forma compulsória, como licenças maternidade, por exemplo. Definiu-se pela continuidade da suspensão dos editais PICSS até o final desse ano. Em janeiro, o assunto voltará à pauta de discussão do Codir para definições para o ano de 2021. Quanto ao PIQ, ficará a critério de cada unidade oferecer ou não de acordo com sua situação orçamentária.

O Pró-Reitor de Pesquisa apresentou o PIPECTI, programa que financia a participação de servidores e discentes em eventos. Com a redução de eventos presenciais em decorrência da pandemia e a falta de recursos, definiu-se a discussão de sua retomada no mês de janeiro.

O Reitor apresentou a questão da necessidade de revisão dos regimentos internos dos campi, pela demanda de reconstrução de modelos, das limitações de sistema, da falta de perspectiva para chegada de novas funções gratificadas e pela necessidade de nortear os planejamentos institucionais, como Governança, Integridade entre outros. O Diretor de Gestão de Pessoas passou instruções e as estruturas organizacionais possíveis para que tal revisitação fosse organizada pelos campi. O Coordenador-Geral de Escritório de Projetos e Processos apresentou o plano de trabalho da comissão e as etapas para sua organização.

O Reitor apresentou a necessidade de atualização da Comissão Permanente de Sindicância e PAD. Solicitou a indicação de nomes por parte dos campi e pró-reitorias para composição dessa comissão para que sejam devidamente capacitados.

O Diretor de Gestão de Pessoas falou sobre a nomeação de servidores efetivos. Fez uma retrospectiva histórica da publicação de normativas que regulamentaram a nomeação desses servidores e, em seguida, apresentou o quadro de vagas ociosas atual e as particularidades específicas para nomeação dos 38 cargos disponíveis.

Diretor de Campos Belos falou sobre a aquisição de kit merenda com recursos do PNAE. Alguns IFs têm conseguido adquirir alimentos com esses recursos para doação para os alunos com vulnerabilidade social. A aquisição realizada dessa maneira evitaria a devolução de recursos para a União. Solicitou que fosse feito questionamento à Procuradoria Federal para verificar a possibilidade de fazer essa aquisição e de que forma deveria ser feito.