Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Uncategorized > VII Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes

VII Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes

Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 18h31 | Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 18h31 | Acessos: 1602

VII REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLÉGIO DE DIRIGENTES

20/04/2021, TERÇA-FEIRA, ÀS 08 HORAS, POR WEBCONFERÊNCIA.

ASSUNTOS DISCUTIDOS

Apresentação da aplicação dos recursos provenientes das emendas parlamentares

Esta pauta, que contou com a presença da deputada federal Flávia Morais, foi conduzida pelo Reitor, que fez uma apresentação do histórico de criação do IF Goiano e seu papel social perante a sociedade. O objetivo da exposição foi apresentar à deputada onde os recursos destinados por ela, por meio de emendas parlamentares, foram aplicados na Instituição. Mostrou que os campi Trindade, Morrinhos e Avançado Ipameri investiram os recursos na construção de instalações físicas e aquisição de equipamentos para laboratórios. O Colegiado, além de agradecer, também destacou a necessidade de continuar a receber a destinação de emendas parlamentares para execução de obras.

Edital do Farol Literário

Representantes da Pró-reitoria de Extensão (Proex) apresentaram o histórico do Projeto Farol Literário desde sua primeira edição. Informaram que a edição de 2021 trouxe mudanças, entre elas, a ampliação da participação para a comunidade externa no Projeto e que além do concurso de contos, também está sendo ofertado o concurso de poemas, com divulgação na I Feira Literária do Vale do São Patrício. Serão disponibilizadas 400 vagas, sendo 200 para a comunidade interna e 200 para a comunidade externa. Os vencedores de cada categoria receberão como premiação: troféus, medalhas, certificado e produção literária do e-book.

Relatório do Workshop: Gestão de Riscos na prática 2021 (CGRC) - processo eletrônico no 23216.000532.2021-50

Representantes da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) apresentaram o Relatório do Workshop: Gestão de Riscos na Prática 2021. Foram expostas as etapas de construção do documento, entre elas: a motivação, metodologia, atividades do workshop, resultados, conclusão e sugestões de melhoria, por meio das quais espera-se avançar nas ações de monitoramento para o ano de 2021.

Edital para contratação de apoio pedagógico para discentes com necessidades específicas

Direção-geral do Campus Trindade expôs preocupação para a contratação de apoio pedagógico para discentes e reforçou a necessidade da sua unidade para a contratação desse profissional. Após ampla discussão, representantes da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e da Pró-reitoria de Administração (Proad) orientaram que seja feita a previsão de contratação para o ano de 2021 e que as unidades que necessitem desses profissionais participem do processo licitatório que está em andamento. Encaminhamentos: dar prosseguimento na construção do edital que atenda à demanda, possibilidade de contração de professor de AEE, possibilidade de utilizar a 2994, estagiário de outra rubrica de custeio, monitorias ou mesmo a busca de parcerias externas em cada cidade.

Utilização dos recursos da Assistência Estudantil

Reitor expôs que resgatou o processo onde a Procuradoria Federal emitiu parecer sobre a utilização de recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), sendo que as ações de assistência estudantil do Pnaes devem ser desenvolvidas pelas instituições nas áreas de moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Foi sugerido que, enquanto estudos são realizados para permitir a avaliação sistemática das deficiências sociais enfrentadas pelos estudantes do IF Goiano, os recursos do Pnaes, classificados na ação orçamentária nº 2994, poderão ser utilizados para financiar o fornecimento de bolsas acadêmicas, desde que os estudantes beneficiários possuam renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, conforme o art. 5º do Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010. A comprovação da situação de renda familiar será verificada pela apresentação da Certidão de Inscrição no CADÚnico.

INFORMES GERAIS/OUTROS ASSUNTOS

- Representante da Prodi apresentou ao Colegiado a proposta para realizar reuniões virtuais de sensibilização dos parlamentares sobre a necessidade da destinação de emendas para o IF Goiano, bem como de se fazer prestação de contas a todos aqueles que contribuíram com emendas para as unidades do Instituto. Expôs sugestão de calendário das reuniões e respectivos parlamentares. Quanto ao horário, a sugestão foi para as 8 da manhã, podendo ocorrer ajustes, dependendo da agenda do parlamentar. Reitor sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho (GT) a ser presidido pelo pró-reitor de DI para a condução dessa agenda com pautas políticas.

- Direção-Geral do Campus Iporá expôs que,em virtude de período de férias escolares em algumas unidades no mês de setembro, o evento Integra IF programado para setembro, seja realizado de 5 a 09/10. Encaminhamento: cada direção-geral discutirá internamente nas suas respectivas equipes diretivas e retomará o assunto na próxima reunião do Colegiado.

- Representante da DGP solicitou ao Colegiado para não agendarem eventos na última semana de outubro em virtude da programação da Semana do Servidor.

- Direção-Geral do Campus Trindade solicitou esclarecimento sobre a possibilidade de edital para liberação de docente. Acordou-se aguardar a aprovação da LOA prevista para o dia 22/04 para deliberações do assunto.