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XII REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLÉGIO DE DIRIGENTES

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Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 15h04 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 15h04 | Acessos: 570

29/06/2021, TERÇA-FEIRA, ÀS 08h, POR WEBCONFERÊNCIA.

 ASSUNTOS DISCUTIDOS

Intercâmbio de alunos e servidores no Canadá - Empresa Toronto First Steps

Representante da Assessoria Internacional do IF Goiano relatou ao Colegiado, a possibilidade de realização de intercâmbio no Canadá com a empresa Toronto First Steps para o ano de 2022. Explicou que pode ser lançado editais específicos para técnicos-administrativos, docentes e estudantes; que o intercâmbio dura 30 dias, com um total de 100 horas de imersão; previsão de custos onde estão inclusos no valor a hospedagem, três refeições e as aulas no curso. A sugestão apresentada para avaliação do Colegiado é que seja lançado edital no mês de julho/2022 e que até lá os campi avaliem os recursos financeiros disponíveis no momento para definição da quantidade de vagas.

Pagamento de encargo de curso ou concurso

Reitor expôs sobre os fatores limitantes no tocante a questão financeira para a realização de concurso atualmente e sugeriu revisitar a resolução do Conselho Superior para avaliar possibilidade de readequar os valores dos encargos pagos para os concursos futuros. Encaminhamento: DGP apresentar na próxima reunião como funciona o pagamento em outras instituições da Rede Federal, bem como as legislações vigentes.

 

Informações sobre valores bloqueados do orçamento 2021

Representante da Pró-Reitoria de Administração (Proad) apresentou detalhadamente o status atual do orçamento do IF Goiano, valores que estão bloqueados por parte do Governo Federal e os que foram desbloqueados e repassados para os campi. Destacou não existir nenhuma retenção por parte da Reitoria e caso tenha alguma despesa institucional poderá resgatar o valor correspondente. Informou ainda que será enviado um processo para cada campus até sexta-feira com as orientações da documentação necessária para juntar aos autos para o recebimento das emendas de bancada. Ressaltou também que as obras precisam estar devidamente cadastradas e com informações atualizadas no sistema próprio do Ministério da Economia e no Simec para o recebimento de TEDs, não podendo haver pendências. Outras dúvidas foram sanadas sobre a liberação do orçamento.

 

Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) do IF Goiano - Processo no 23216.001890.2020-07

Representante da Assistência ao Educando (DAE) e também do Neabis do IF Goiano apresentou a metodologia adotada pela comissão que trabalhou a proposta de alterações no Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, visando uma melhor organização do documento. Apresentou os trâmites percorridos para a reformulação do Regulamento, onde a apresentação ao Codir consiste em um dos trâmites necessários antes de ir para avaliação/aprovação do Conselho Superior. O Colegiado concordou com o prosseguimento dos trâmites sem ressalvas.

 

Monitoramento das ações do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação –PDTIC

Representante da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) apresentou ao Colegiado o resultado do monitoramento das ações listadas no PDTIC 2021-2025, fruto do trabalho que vem sendo realizado desde 2019. Expôs detalhadamente a metodologia e o status/andamento do plano de metas e ações nas áreas de capacitação, governança de TIC, infraestrutura e serviços de TIC, segurança da informação e sistemas de informação. Destacou também o atendimento das demandas advindas de exigências legais.

 

Apresentação dos Grupos de Trabalho da Diretoria de Assuntos Estudantis

Representantes da DAE e dos Grupos de Trabalho (GTs) da Diretoria de Assuntos Estudantis apresentaram propostas de discussões a serem desenvolvidas no IF Goiano que visam considerar as novas dinâmicas sociais, os novos sujeitos e as subjetividades que permeiam e atravessam o ambiente escolar, além de articular as ações de assistência estudantil nos diferentes campi. Expuseram a metodologia de elaboração do Plano de Trabalho de cada GT, são eles: GT do Decreto 7.234, GT do formulário socioeconômico, GT do Manual de Assistência Estudantil.

 

I Encontro de Egressos Institucional

Representante da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e o presidente da comissão responsável pela organização do I Encontro de Egresso Institucional do IF Goiano expuseram a proposta de realização do evento que irá ocorrer de forma virtual, no dia 18 de novembro, às 19 horas, com a ajuda de várias subcomissões das unidades. Foi ressaltado que esse será o primeiro Encontro de Egressos a acontecer de forma unificada com a presença de ex-estudantes de todas as unidades do Instituto, porém cada campus também poderá realizar o encontro dos seus egressos individualmente, caso assim desejar.

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Representante da Proex e o presidente da comissão responsável pela organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IF Goiano de anos anteriores, expuseram inicialmente que o evento tem como foco a popularização da ciência e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Em seguida, informou sobre a proposta de mudança no nome do evento para “Mês da Ciência, Tecnologia e Inovação no IF Goiano”, apresentou o histórico das edições anteriores, baseada na organização integrada entre as unidades, a qual permanecerá da mesma maneira na edição de 2021. O evento ocorrerá na segunda quinzena do mês de outubro, destacando as características regionais e potencialidades de cada campi em uma programação institucional.

 

Fluxos de portarias e assinaturas no SIPPAG

Representante substituta da Diretoria de Gestão Pessoas (DGP) apresentou o histórico de aquisição do Sippag e os benefícios do sistema para o serviço público. Reforçou a execução de etapas para colocar o sistema em pleno funcionamento na Instituição, tais como a instalação nos computadores, motivação dos setores envolvidos para sua utilização (Gabinete e Gestão de Pessoas), definição de um horário habitual para acessar e assinar os documentos. Apresentou proposta de prazos para adequação de todas as portarias emitidas via Sippag a fim de unificar, padronizar e possibilitar melhor controle gerencial delas, tais como: 02/08/2021 com numeração sequencial respectiva de cada campus e 03/01/2022 numeração única para todo o IF Goiano visando o atendimento da Portaria IN/SG n. 09 de 04/02/2021. O Colegiado aprovou a proposta sugerida.

 

Estudo sobre o Comportamento Organizacional Meritocrático no IF Goiano

Docente do Campus Rio Verde apresentou o objetivo da sua pesquisa sobre o comportamento organizacional meritocrático, destacou os resultados positivos que o estudo poderá trazer para a Instituição e reforçou o convite para que todos os gestores participem respondendo ao questionário e que estimulem suas equipes gestoras para também contribuir com a pesquisa.

 

Kit alimentício com recurso do PNAE

Direção do Campus Avançado Ipameri expôs preocupação sobre aquisição dos kits alimentícios, informou sobre a indisponibilidade de recursos financeiros para o atendimento de toda a demanda do seu campus. Proad orientou que as unidades façam uma chamada pública dando prioridade àqueles estudantes que se enquadrarem em estado de vulnerabilidade social. Encaminhamento: verificar o status atual da licitação e previsão de término do processo.

 

INFORMES GERAIS/OUTROS ASSUNTOS

- Representante da Direção-Geral do Campus Iporá convidou o Colegiado para a inauguração do bloco salas de aula da fazenda escola, que ocorrerá no dia 01/07, às 16h.

- Representante da Diretoria de Comunicação Social expôs sobre ação que a Dicom tem desenvolvido no tocante ao Plano de Capacitações para os comunicadores do IF Goiano e que tem trazido resultados positivos para a área, considerando que nem todos os campi possuem profissional com formação técnica na área. Destacou que o Plano até então tem sido conduzido a partir do compartilhamento de experiências com colegas de outros Institutos Federais, profissionais de outras instituições, assim como a valorização dos talentos internos. Expôs que o Plano teve início em outubro de 2020 com o relato de experiência de servidores da comunicação do IFPI sobre o uso das redes sociais institucionais. Informou que em 2021 ocorreu em fevereiro o mini-curso “como fazer fotografias melhores usando o celular” ministrado por colega do IF Roraima, em junho foi sobre “redação de notícias para o portal institucional”, ministrado por servidores da Dicom e uma terceira acontecerá em agosto com o tema “como fazer assessoria de imprensa”, que será ministrada por uma jornalista do Sebrae/GO.

- Representante da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação informou sobre o andamento das tratativas para a oferta de uma turma de Dinter em parceria com a UFG na área de Educação em Ciência e Matemática e que enviou ofício nesta semana aos campi solicitando levantamento de possível demanda. Sobre o Minter em parceria com a UFRRJ recebeu a demanda e em breve será encaminhada mais informações. Informou ainda em conjunto com o representante substituto da Pró-Reitoria de Ensino, que está sendo organizado a realização de um diagnóstico para os reflexos da pandemia na vida dos estudantes, servidores e familiares, para isso vai ser enviado ofício aos campi para indicação de servidores que possam fazer parte da condução desse estudo que visa obter a radiografia do IF Goiano, que possibilitará a tomada de decisões futuras.

- Representante do Neabis do IF Goiano expôs que o Instituto possui desde 2015 uma Resolução do Conselho Superior que possibilita ao estudante o uso do nome social e solicitou ao Colegiado para reforçar essa orientação em suas unidades.

- Representante da Proex reforçou o convite para o evento Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Sence Rede Federal), realizado pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproext) e o Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), ambos do Conif. O evento acontece nos dias 30 de junho e 1 de julho, a partir das 15 horas, pelo canal do YouTube do IFSP.

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