Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano é destaque em campeonato nacional de Drone

IF Goiano é destaque em campeonato nacional de Drone

Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 18h25 | Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h07

Equipe composta por alunos das unidades de Catalão e Rio Verde recebe menção honrosa durante o evento.

Formada por alunos das unidades de Catalão e Rio Verde, a equipe IF no Ar colocou o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) em posição de destaque na competição nacional Fórmula Drone, promovida pela SAE Brasil. O grupo, que se destacou como revelação durante o evento, recebeu menção honrosa no quesito inovação. A disputa foi realizada em Itajubá (MG), entre os dias 6 e 9 de setembro.

Composta em sua maioria por estudantes na faixa etária dos 15 anos, a média de idade do grupo foi inclusive uma das características que colocou a equipe em posição de destaque durante o evento. De acordo com o professor orientador da IF no AR, Leandro Souza, além de possuírem a menor faixa etária dentre os competidores, o grupo do IF Goiano foi a única equipe na qual todos os integrantes são do curso técnico em informática e nenhum membro, aluno ou professor, teve a oportunidade de participar de treinamento prévio ou possuía conhecimentos anterior sobre drones. Essas características renderam ao grupo menção honrosa na categoria inovação, como o melhor aplicativo de Ground Station, dentre todos participantes do evento.

Sendo alguns dos competidores mais jovens da disputa, os alunos da IF no AR sentiram, logo nos primeiros dias da competição, o peso da responsabilidade que teriam durante o campeonato. "O evento tem um clima bem mais pesado do que outros de Ensino Médio", conta Gustavo Pereira, mecânico e piloto do time do IF Goiano. E para o aluno que espera ficar entre os dez primeiros colocados dentre as 34 equipes participantes, ter recebido o título foi um incentivo a mais para seguir nesta área. "A vontade de buscar conhecimento e o interesse pelos drones aumentaram bastante", avalia Gustavo após sua participação no evento. De acordo com ele, a equipe espera ficar entre os dez primeiros colocados. "A gente está muito confiante e feliz porque conseguimos bastante coisa apesar da nossa idade", comenta Ana Carolina Garcia, que é a programadora do grupo. A organização do evento ainda não divulgou a classificação geral da competição.

Formula Drone - O evento é  uma iniciativa de caráter educacional da SAE BRASIL, focada em estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio. A disputa é desenvolvida em dois eixos principais: competição de engenharia e programa de treinamento e capacitação.

Durante o evento, as equipes apresentam o projeto do Drone, propostas de automação, matemática envolvida, técnicas aplicada na construção e solução de problemas enfrentados ao longo do projeto, ou para execução das missões consideradas de nível complexo. "Dependendo da abordagem podem demandar técnicas de inteligência artificial", explica Leandro.

Para se destacar na disputa, o professor conta que, nas últimas seis semanas, a equipe trabalhou aos sábados e domingos e estendeu a jornada de trabalho durante a semana. De acordo com Leandro, o diferencial do aplicativo desenvolvido pela IF no Ar está na medição de uma determinada área sendo os dados enviados via telemetria em tempo real, podendo acompanhar a informações geradas pelo GPS embarcado no Drone via celular.

Além de Gustavo e Ana Carolina, projeto foi desenvolvido pelos estudantes Adolfo Luis Borges, Ana Paula de Carvalho, Gustavo Henrique Soares, Jose Felipe Duarte, Matheus Henrique Pereira, Thalia Oliveira, Yan de Oliveira, Yan Victor Mesquita e Ludmila Rodrigues, com orientação dos professores Leandro e Eduardo Castilho. O trabalho foi realizado com o apoio do Polo de Inovação do IF Goiano/EMBRAPII e colaboração dos servidores Alaerson Maia, Edivane Cardoso e Tavvs Micael Alves. A equipe pretende agora realizar o registro de software junto ao INPI.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: