FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO SEXUAL: A CONCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL (PIRES DO RIO, GOIÁS)

Authors

  • Randys Caldeira Gonçalves Universidade Federal de Goiás
  • Káryta Franciele Gomes dos Santos Departamento de Ciências Biológicas. Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, GO, Brasil.
  • Guilherme Malafaia Departamento de Ciências Biológicas. Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, GO, Brasil.
  • Ivandilson Pessoa Pinto Menezes Departamento de Ciências Biológicas. Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i5.324

Keywords:

Crianças. Família, Escola, Filhos, Sexualidade

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar, a partir da concepção de adolescentes, o desenvolvimento da educação sexual, por parte de professores e pais de estudantes de uma escola do Sudeste goiano. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com utilização de um questionário investigativo. Participaram da pesquisa 86 adolescentes, matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual (Pires do Rio, Goiás). A maior parte dos adolescentes não tem acesso ao diálogo acerca da sexualidade com os pais, sendo os motivos mais mencionados a vergonha, medo e desaprovação da família. Os adolescentes que estabelecem com os pais o diálogo a respeito do tema justificaram que a prevenção, a orientação e o medo de uma gravidez indesejável, são as principais razões para a busca de tais informações. No espaço familiar, identificou que a mãe é a principal fonte de informação dos adolescentes acerca da sexualidade. Já os pais são pouco procurados pelos adolescentes como fonte de informação. No ambiente escolar os adolescentes alegam que a sexualidade é abordada pelos professores e consideram que as discussões realizadas são boas. Por outro lado, os assuntos abordados em sala de aula priorizam questões biológicas e anatômicas da sexualidade, sendo que as relações sociais e afetivas que envolvem a mesma não são abordadas. Com estes resultados revela-se que a sexualidade em geral ainda se mantem enraizados de mitos e tabus. Maior aproximação entre pais, filhos e escolas mostra-se importante, para que o desenvolvimento sexual dos jovens possa ser integrado de forma harmoniosa.

Author Biography

Randys Caldeira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública. Universidade Federal de Goiás, Goiánia, GO, Brasil.

Published

2018-03-18

How to Cite

Gonçalves, R. C., Santos, K. F. G. dos, Malafaia, G., & Menezes, I. P. P. (2018). FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO SEXUAL: A CONCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL (PIRES DO RIO, GOIÁS). Multi-Science Journal (ISSN 2359-6902), 1(5), 38-46. https://doi.org/10.33837/msj.v1i5.324

Issue

Section

Technical Communications

Most read articles by the same author(s)

1 > >>