ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENS

Wesley Lima de Andrade, Wanderleia Silva Nogueira

Abstract


Esta comunicação procura refletir sobre o processo de construção da Educação História presente nos livros didáticos promovendo uma reflexão acerca do atores sociais envolvidos em processos como da colonização na América Latina e no Brasil, e da forma que estes são abordados dentro do processo de educação. A partir das reflexões de Tim Ingold sobre a Educação da Atenção, traçar-se a diversas configurações de apresentação da forma de ensinar história.

Palavras Chave: Ensino de História, atores sociais, educação da atenção.


Keywords


Ensino de História, atores sociais, educação da atenção

References


Bittencourt, C. M. (org.)(2002). O saber histórico na sala de aula. 7 ed., São Paulo: Contexto, 2002.

Carvalho, I. C. M.; Steil, C.A. (2013). Percepção e ambiente:: aportes para uma epistemologia ecológica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. , n. , p.59-79, mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2016.

Silva, M. A. (1990) Repensando a História.Rio de Janeiro: Marco Zero.




DOI: http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i5.345

Refbacks

  • There are currently no refbacks.




Copyright (c) 2017 Wesley Lima de Andrade, Wanderleia Silva Nogueira

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexed in:

          

A publication of the "Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação", IFGoiano - Campus Urutaí

 

  

 Licença Creative Commons

License: Creative Commons - Attribution 4.0 International.