CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA HOMOFOBIA NA ESCOLA: uma revisão bibliográfica

Authors

  • Rafael Porto Vieira Universidade Estácio de Sá.
  • Sandra Regina Marcolino Gherardi Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.
  • Mirlene Fátima Simões Wexell Severo Universidade Estácio de Sá.

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i10.381

Keywords:

Escola, Homofobia, LGBT, Preconceito.

Abstract

A homofobia é o medo, aversão, antipatia, desprezo e preconceito em relação a pessoas homossexuais, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Diante do contexto, o objetivo do presente artigo foi identificar as principais causas e consequências da homofobia na escola, e também, conceituar seus principais eixos temáticos. Este estudo utilizou como método a revisão bibliográfica, onde por princípio foi realizada uma busca minuciosa dos principais livros que tratavam da homofobia na escola e dos principais eixos temáticos, e posteriormente, foi realizada a busca de publicações indexadas na plataforma Google Acadêmico, provenientes do ano de 2016 e que possuíssem relação com o tema em questão. O corpus de análise foi composto por 19 artigos, que tiveram seus resumos e conclusões analisados sistematicamente. Eram integralmente brasileiros, redigidos em português e majoritariamente resultantes dos estados de São Paulo (21,05%) e Bahia (21,05%). Foram identificados 10 periódicos com destaque para a revista: FAEEBA, que foi responsável por 30,76% das produções acerca do assunto analisado. E por fim foi possível dividir os resultados em duas categorias temáticas, a primeira disse respeito às causas encontradas pelos pesquisadores e a segunda referia-se às publicações que abordavam as consequências da homofobia no ambiente educacional. A partir do conjunto desta pesquisa foi possível confirmar a existência de causas e consequências para a homofobia no ambiente educacional, deixando clara a necessidade ímpar de mais pesquisa relacionada a esta temática. Além disso, este trabalho proporcionou uma complementação pedagógica em diversidade sexual.

Author Biographies

Rafael Porto Vieira, Universidade Estácio de Sá.

Acadêmico do curso de Licenciatura em Sociologia da UNIP - Universidade Paulista, possui graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal Goiano - campus Urutaí (2013), é especialista em Docência Universitária pela UniEvangélica - Centro Universitário de Anápolis (2015) e também especialista em Sociologia pela UNESA - Universidade Estácio de Sá (2017). Tem rica experiência nas áreas de Educação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução textual (Inglês/Português e Português/Inglês), conversação, gênero, sexualidade e diversidade sexual. Também possui experiência nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos (métodos de conservação de alimentos; tecnologia de leite e derivados; tecnologia da panificação).

Sandra Regina Marcolino Gherardi, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em ciência animal pela Universidade Federal de Goiás, com área de concentração em sanidade animal, higiene e tecnologia de alimentos (2014). Atualmente é professor de ensino técnico e tecnológico e PROEJA do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência e tecnologia de carnes, Qualidade físico química e propriedades funcionais de ovos, Controle de qualidade microbiológico de alimentos e Desenvolvimentos de novos produtos.

Mirlene Fátima Simões Wexell Severo, Universidade Estácio de Sá.

Possui graduação em Ciências Sociais (2001) pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, Mestrado (2006) e Doutorado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. É docente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia da Universidade Estácio de Sá e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Docente da Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde orienta iniciação científica. Docente da Graduação da Faculdade Anhanguera/Kroton. Coordenou a pesquisa Políticas Públicas para as Mulheres: a experiência do Brasil na promoção da equidade no universo do trabalho (2013-2015) realizado pela Federação Democrática Internacional de Mulheres - FDIM, e a Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República - SPM/PR. Coordenou o Grupo Temático Sociologia e Juventudes: questões e estudos contemporâneos (2015-2016), e o Fórum Direitos Humanos e Sociedade: retratos dos jovens em distintos contextos (2017-2018) da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Processos de Construção de Realidades: Direitos Humanos, Arte e Memória, vinculado ao Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e é vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Segurança Urbana, Juventude e Prevenção de Delitos vinculado a UNESP de Araraquara. Atua nos seguintes temas de pesquisa: movimentos sociais de jovens no Brasil e na América Latina, direitos humanos dos jovens e mulheres jovens.

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Published

2018-05-01

How to Cite

Porto Vieira, R., Marcolino Gherardi, S. R., & Simões Wexell Severo, M. F. (2018). CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA HOMOFOBIA NA ESCOLA: uma revisão bibliográfica. Multi-Science Journal (ISSN 2359-6902), 1(10), 69-77. https://doi.org/10.33837/msj.v1i10.381

Issue

Section

Technical Communications

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