Caracterização e influência da sazonalidade na geração de resíduos sólidos em Urutaí-GO

Authors

  • José Antônio Rodrigues de Souza Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Débora Astoni Moreira Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Gilsoney Inácio Guimarães Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Wanderbeth Belchior Carvalho Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i1.52

Abstract

A inexistência de um modelo apropriado de gestão para os resíduos sólidos urbanos nas prefeituras tem criado sérios problemas, os quais comprometem o meio ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida da população. Uma gestão adequada se inicia com a determinação das características dos resíduos gerados “in loco” para que se possa realizar um planejamento eficaz, uma vez que dados de literatura podem não corresponder à realidade local. Assim, neste trabalho, objetivou-se determinar as características quantitativas e qualitativas dos resíduos sólidos produzidos no município de Urutaí-GO, bem como estudar o efeito da sazonalidade populacional e valoração destes resíduos. De acordo com os resultados, verificou-se que os resíduos gerados apresentam caracterizas diferenciadas em relação aos valores recomendados em literaturas, bem como sofre grande efeito de sazonalidade em virtude da sua população flutuante e, a coleta seletiva seria autossustentável, aumentando a vida útil do lixão municipal.

Author Biography

José Antônio Rodrigues de Souza, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2002), mestrado (2005), doutorado (2009) e pós-doutorado (2009) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, tratamento e aproveitamento de resíduos agroindustriais e saneamento ambiental.

References

AZEVEDO, N. J. M. Manual de saneamento de cidades e edificações. São Paulo: Editora Pini, 1995. 229p.

DIAS, G.F.D. Educação Ambiental: Princípios e Praticas. São Paulo. 9 ed. Editora

GAIA, 2004.552p

GOMES, F. P. A.; MAIA, B. J.; REZENDE, A.; BARBOSA, S. L. Plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos. Ouro Preto, 2007. 267 p.

IBAM. Manual de Gerenciamento Integrado de resíduos sólidos. Coordenação técnica Victor Zular Zveibil. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. 204p.

INSTITUTO BRASILEIRO de Geografia e Estatística – IBGE. IBGE cidades 2007. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm1> Acesso em 04/02/2015.

Published

2018-03-18

How to Cite

Souza, J. A. R. de, Moreira, D. A., Guimarães, G. I., & Carvalho, W. B. (2018). Caracterização e influência da sazonalidade na geração de resíduos sólidos em Urutaí-GO. Multi-Science Journal (ISSN 2359-6902), 1(1), 79-83. https://doi.org/10.33837/msj.v1i1.52

Issue

Section

Environmental Sciences

Most read articles by the same author(s)