REORGANIZANDO RECURSOS, ESPAÇOS E TEMPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mônica Isabel Canuto Nunes

Abstract


A aprendizagem e o desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos passam pela utilização eficaz e consciente dos recursos, espaços e tempos da instituição de educação infantil. Adotar propostas pedagógicas que consigam otimizar tudo isso é um desafio aos profissionais que atuam nesse nível de ensino, de forma a promover a articulação entre o cuidar e o educar. Este trabalho objetiva relatar a experiência da execução de um projeto de extensão em quatro instituições de educação infantil nos seguintes municípios goianos: Pires do Rio, Orizona e Ipameri. O projeto foi desenvolvido no ano de 2014, entre os meses de fevereiro a dezembro, envolvendo acadêmicas do 3º ano de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás-Câmpus Pires do Rio. As metodologias utilizadas envolveram a arrecadação de brinquedos e livros infantis, a formação continuada dos professores em dois momentos distintos, a organização dos espaços e recursos através da criação de “cantos” para as crianças e a reestruturação da rotina do trabalho pedagógico com as crianças. Após a intervenção foi possível compreender a necessidade de investimentos na formação inicial e continuada dos profissionais atuantes nesse nível de ensino e a adoção de propostas pedagógicas que coloquem a criança como centro do processo ensino-aprendizagem, dando-lhe oportunidades para ela ser, de fato, criança.


Keywords


educação infantil; espaços; tempos; recursos

References


BRASIL, Mec. Referencial Curricular para a educação infantil. Ministério da educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental/Brasília, 1998/v1, 2,3.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica - Brasília, MEC, Seb 2010.

CAMPOS, Maria Malta; ESPOSITO, Iara Lúcia; BHERING, Eliana; GIMENES, Nelson; ABUCHAIM, Beatriz. Qualidade da Educação Infantil: um estudo em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa – V. 41 N. 142, Jan/Abril, 2011.

KRAMER, Sonia (coord.). Com a Pré-Escola nas mãos. Uma alternativa Curricular para a Educação Infantil. São Paulo. Ática, 1990.

MARTINS FILHO, Altino José. Por uma Pedagogia da Educação Infantil. Revista Poiesis – Volume 3, Números 3 e 4, pp. 54-65, 2005/2006.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

OSTETTO, Luciana E. (org.). Educação infantil: Saberes e Fazeres da formação de professores – 5ª ed. - Campinas, SP, Papirus, 2012a

______. Encontros e Encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágio – 10ªed - Campinas, SP, Papirus, 2012b




DOI: http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i12.596

Refbacks

  • There are currently no refbacks.

Comments on this article

View all comments




Copyright (c) 2018 Mônica Isabel Canuto Nunes

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexed in:

          

A publication of the "Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação", IFGoiano - Campus Urutaí

 

  

 Licença Creative Commons

License: Creative Commons - Attribution 4.0 International.