Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Cebio

Inscrições abertas para especialização gratuita em Bioinsumos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 09h35 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 15h45 | Acessos: 660

Instituto oferece 125 vagas em nove campi, incluindo o Campus Rio Verde. Curso é gratuito e supre lacuna de formação na área.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) torna público edital de seleção do Programa de Pós-Graduação em Bioinsumos. Trata-se da primeira especialização Lato sensu do país, oferecida de forma gratuita e multicampi, voltada à formação de recursos humanos na área de insumos biológicos.

Ao todo são 125 vagas disponíveis, divididas em nove campi: Campos Belos, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde e Urutaí. As inscrições estarão abertas até 29 de fevereiro de 2024 e devem ser feitas pela internet (link abaixo).

São candidatos ao curso portadores de diploma de graduação – reconhecidos pelo Ministério da Educação - em qualquer área do conhecimento, preferencialmente egressos das Ciências Agrárias ou Biologia. A seleção se dará por análise curricular, conforme os termos previstos em edital (veja abaixo).

A pós tem duração de 18 meses, com aulas teóricas em ambiente virtual e práticas presenciais. A publicação do resultado final está prevista para ser feita no dia 22 de abril, quando também serão disponibilizadas as datas, orientações de matrícula e início das aulas.

A formação em Bioinsumos é um ramo atual e contemporâneo do agronegócio que tem despontado como a terceira grande revolução da agricultura brasileira. Para o diretor-geral do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) – ao qual o programa é vinculado -, professor Alexandre Igor, além de suprir a demanda por formação, a pós-graduação em Bioinsumos segue a tendência dos chamados empregos verdes - aqueles que visam à sustentabilidade ambiental.

O profissional garante que esse mercado voltado para fins agropecuários tende a aumentar no Brasil um curto espaço de tempo. “Em países como Estados Unidos observou-se nos últimos cinco anos um aumento de 237% da oferta de empregos com pegada ambientalmente sustentável e o IF Goiano se alinha à essa perspectiva, oferecendo ensino de excelência, gratuito e multidisciplinar na área”, justifica. 

O Programa de Pós-graduação Lato sensu em Bioinsumos do IF Goiano está vinculado às unidades que integram o Cebio. Este centro, gerido pelo IF Goiano em parceria com as Universidades Estadual de Goiás (UEG), Federal de Catalão (UFCAT) e Federal de Goiás (UFG), gera ações e resultados no âmbito dos bioinsumos em território goiano. 

O centro é uma ação ligada ao Programa Estadual de Bioinsumos, instituído pelo Governo de Goiás em 2021 e coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Em fase de implantação, o Cebio será composto por três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) onde serão realizadas as pesquisas e a inovação na área: URB Promotores do crescimento de plantas (Rio Verde); URB Controle biológico de pragas agrícolas (Urutaí); e URB Controle de doenças de plantas (Morrinhos). 

Além das URBs, haverá as Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs), que estão em fase final de implementação, nas unidades onde o IF Goiano oferece a especialização em Bioinsumos. Segundo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, professor Alan Costa, a formação de recursos humanos é uma das responsabilidades das UTTs.

A elas cabem, também, a prospecção soluções demandadas pelo arranjo produtivo local no interior goiano, disponibilização de ensino-pesquisa-extensão com bioinsumos e mapeamento de parcerias estratégicas. Ainda, a realização de dias de campo em unidades demonstrativas e ações de empreendedorismo e inovação em insumos biológicos. 

 

Acesse:

Sistema de inscrições 

 

Diretoria de Comunicação Social

Fim do conteúdo da página