Cebio

Inscrições abertas para especialização gratuita em Bioinsumos

Publicado: Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 09h35 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 15h45 | Acessos: 660

Instituto oferece 125 vagas em nove campi, incluindo o Campus Rio Verde. Curso é gratuito e supre lacuna de formação na área.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) torna público edital de seleção do Programa de Pós-Graduação em Bioinsumos. Trata-se da primeira especialização Lato sensu do país, oferecida de forma gratuita e multicampi, voltada à formação de recursos humanos na área de insumos biológicos.

Ao todo são 125 vagas disponíveis, divididas em nove campi: Campos Belos, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde e Urutaí. As inscrições estarão abertas até 29 de fevereiro de 2024 e devem ser feitas pela internet (link abaixo).

São candidatos ao curso portadores de diploma de graduação – reconhecidos pelo Ministério da Educação - em qualquer área do conhecimento, preferencialmente egressos das Ciências Agrárias ou Biologia. A seleção se dará por análise curricular, conforme os termos previstos em edital (veja abaixo).

A pós tem duração de 18 meses, com aulas teóricas em ambiente virtual e práticas presenciais. A publicação do resultado final está prevista para ser feita no dia 22 de abril, quando também serão disponibilizadas as datas, orientações de matrícula e início das aulas.

A formação em Bioinsumos é um ramo atual e contemporâneo do agronegócio que tem despontado como a terceira grande revolução da agricultura brasileira. Para o diretor-geral do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) – ao qual o programa é vinculado -, professor Alexandre Igor, além de suprir a demanda por formação, a pós-graduação em Bioinsumos segue a tendência dos chamados empregos verdes - aqueles que visam à sustentabilidade ambiental.

O profissional garante que esse mercado voltado para fins agropecuários tende a aumentar no Brasil um curto espaço de tempo. “Em países como Estados Unidos observou-se nos últimos cinco anos um aumento de 237% da oferta de empregos com pegada ambientalmente sustentável e o IF Goiano se alinha à essa perspectiva, oferecendo ensino de excelência, gratuito e multidisciplinar na área”, justifica.

O Programa de Pós-graduação Lato sensu em Bioinsumos do IF Goiano está vinculado às unidades que integram o Cebio. Este centro, gerido pelo IF Goiano em parceria com as Universidades Estadual de Goiás (UEG), Federal de Catalão (UFCAT) e Federal de Goiás (UFG), gera ações e resultados no âmbito dos bioinsumos em território goiano.

O centro é uma ação ligada ao Programa Estadual de Bioinsumos, instituído pelo Governo de Goiás em 2021 e coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Em fase de implantação, o Cebio será composto por três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) onde serão realizadas as pesquisas e a inovação na área: URB Promotores do crescimento de plantas (Rio Verde); URB Controle biológico de pragas agrícolas (Urutaí); e URB Controle de doenças de plantas (Morrinhos).

Além das URBs, haverá as Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs), que estão em fase final de implementação, nas unidades onde o IF Goiano oferece a especialização em Bioinsumos. Segundo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, professor Alan Costa, a formação de recursos humanos é uma das responsabilidades das UTTs.

A elas cabem, também, a prospecção soluções demandadas pelo arranjo produtivo local no interior goiano, disponibilização de ensino-pesquisa-extensão com bioinsumos e mapeamento de parcerias estratégicas. Ainda, a realização de dias de campo em unidades demonstrativas e ações de empreendedorismo e inovação em insumos biológicos.

Acesse:

Sistema de inscrições