Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Evento discutiu mercado de carbono

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 16h37 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 17h10 | Acessos: 304
Realizado pelo Polo de Inovação, o Agridigital neste ano tratou de um tema que é tendência na agricultura: o mercado de créditos de carbono.
imagem sem descrição.
Aconteceu nesta quarta-feira, 30 de agosto, no Parque Tecnológico Rio Verde, a terceira edição do Agridigital - Simpósio de Agricultura e Pecuária Digital, organizado pelo Polo de Inovação do IF Goiano. Neste ano, o evento abordou o mercado de créditos de carbono e suas relações com as atividades agropecuárias.
 
A programação teve início com uma palestra do pesquisador do IF Goiano, Tiago do Prado Paim, sobre o cenário científico e tecnológico do tema no Brasil. Tiago apresentou um levantamento sobre os principais estudos publicados por pesquisadores brasileiros, tendências temáticas e conexões entre os grupos de pesquisa mais relevantes.
 
Na sequência, um painel discutiu as metodologias para realização de inventário de carbono na agricultura, seguindo padrões aceitos pelo mercado de créditos. O diretor da Prisma Inteligência Agronômica, Lucas Rozas, apresentou as técnicas e ferramentas de amostragem de solo. Na sequência o diretor do grupo Exata Brasil, Carlos Henrique Hoff Brait, tratou das diversas técnicas e equipamentos para análise dessas amostras. 
 
O mercado de créditos de carbono foi tema da palestra conduzida pelo líder de estratégia da ERA (Ecosystem Regeneration Associates), João Daniel de Carvalho. A palestra abordou caminhos para transformar a fixação de carbono em negócio, com foco especial na preservação de áreas que poderiam ser legalmente desmatadas. 
 
Por fim, o gerente de parcerias e alianças Carbon Venture da Bayer, Tiago Quintino, realizou palestra sobre as oportunidades desse mercado para o produtor rural. Ele relatou práticas e potenciais benefícios financeiros que são gerados antes mesmo da comercialização dos créditos.
 
Segundo o diretor do Polo de Inovação, Gustavo Castoldi, ainda existem muitas dúvidas sobre como atuar no mercado de créditos de carbono. "O evento colocou o tema em discussão, a partir da perspectiva de atores envolvidos nos diferentes processos. Com isso, esperamos refinar as parcerias e práticas para uma agricultura mais sustentável, tanto ambientalmente, quanto do ponto de vista financeiro", concluiu.
 
Núcleo de Relações Institucionais / Polo de Inovação do IF Goiano
Texto: Karen Terossi
Fotos: Lucas Ferreira
Fim do conteúdo da página