Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano solicita cooperação técnica para atendimento psicológico aos estudantes
SAÚDE MENTAL

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2024, 17h20 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 12h48

Iniciativa é realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Plano de trabalho e fluxo do acompanhamento será divulgado em breve.

Com o intuito de reconhecer a importância da saúde mental dos estudantes e implementar políticas que promovam um ambiente de aprendizado que priorize o bem-estar emocional e psicológico dos alunos, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Ações Afirmativas do Instituto Federal Goiano tem iniciado ações voltadas para essas demandas que tanto afetam a rotina escolar. Na tarde de ontem, 9, o pró-reitor Fabiano Arantes e o coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde da Comunidade Estudantil (NASCE), Ricardo Silveira, estiveram no Instituto Olhos da Alma Sã, uma organização não governamental sem fins lucrativos localizada em Goiânia, para tratativas de uma cooperação técnica para realização de atividades de prevenção, cuidados e atendimentos clínicos da comunidade estudantil do IF Goiano.

O presidente do Instituto Olhos da Alma Sã, Jorge Antônio Monteiro, destacou a importância de ações como essa e se colocou à disposição do IF Goiano para iniciar o plano de trabalho dessa cooperação técnica, visando o atendimento dos alunos. "Já fizemos esse tipo de parceria com a USP e, atualmente, temos uma parceria com a UnB. Atuamos numa frente de prevenção e costumamos apresentar propostas de terapia em grupo, onde mais alunos são beneficiados. Os casos mais graves são acompanhados mais de perto", ressalta. A ONG possui profissionais formados, entre psicólogos e psiquiatras, e também estudantes do oitavo período do curso de Psicologia que prestam serviço supervisionados por professores.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Fabiano Arantes, salientou a importância dessa cooperação técnica firmada, além de outras ações que serão executadas visando beneficiar a saúde mental dos estudantes. Ainda não foi estabelecido o fluxo de atendimento dos alunos e nem como será a dinâmica do acompanhamento dos alunos nos campi. "O que sabemos é que as consultas serão online e os casos mais graves terão prioridade. Mas logo divulgaremos mais informações", aponta o pró-reitor.

Pensar na permanência dos estudantes na instituição, principalmente os mais vulneráveis, é uma das grandes preocupações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis do IF Goiano. Segundo o coordenador do NASCE, Ricardo Silveira, episódios como crises de ansiedade, síndrome de pânico e quadros depressivos tem crescido consideravelmente depois do retorno presencial das atividades, representando uma parte significativa do total de afastamentos, diagnósticos de dificuldades de aprendizagem e evasão dos estudantes.

O psicólogo Leandro Farias, que atua no campus Rio Verde do IF Goiano, também esteve presente na reunião e ressaltou a importância de ações que envolvam o bem-estar emocional e psicológico dos estudantes. Ele informou que os psicólogos da instituição, embora também façam um atendimento clínico emergencial quando necessário, trabalham mais voltados às demandas acadêmicas, próximo ao corpo pedagógico. "Ações como essa são necessárias, principalmente nesse momento em que vivemos. Os alunos já enfrentam muitas questões sensíveis no ambiente escolar. As crises de ansiedade, por exemplo, são recorrentes e por isso é importante alinhar as ações de prevenção que já fazemos com um atendimento clínico mais próximo", afirma o psicólogo.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: