Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano recebe pesquisadora de Buenos Aires por cooperação entre países
INTERNACIONALIZAÇÃO

IF Goiano recebe pesquisadora de Buenos Aires por cooperação entre países

Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2024, 16h50 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 16h25

A partir da visita de Valéria Abusamra, da Universidad de Buenos Aires (UBA), um acordo de cooperação foi formalizado. A expectativa é criar parcerias com outras instituições argentinas.

Pesquisadora Valéria Abusamra em visita ao IF Goiano

Pesquisadora Valéria Abusamra em visita ao IF Goiano.

Na manhã de ontem, 10, o Instituto Federal Goiano recebeu a renomada pesquisadora argentina Valéria Abusamra, representando a Universidad de Buenos Aires (UBA) e o CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas). A sessão diplomática contou com a formalização verbal de um acordo de cooperação entre o IF Goiano e a UBA e o registro de uma proposta de aliança entre o CONICET e o CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), por meio da assinatura de um protocolo de intenções.

O primeiro contato de Valéria com o IF Goiano se deu através da professora Rhanya Rafaella, que atua no Campus Ceres. Rhanya contou que, por meio de edital da Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), foi possível trazer a professora argentina para o Brasil e essa visita tem gerado frutos para a rede de internacionalização da instituição. "Conheci a professora pois procurava alguém que pudesse me auxiliar nos estudos sobre as questões da leitura nas escolas. Fico feliz que, além dessa grande contribuição no meu trabalho, o contato com ela rendeu uma grande parceria que abrange IF Goiano, UBA, UFG e CONICET", relata.

De acordo com Rhanya, o objetivo dessa aproximação com a universidade argentina é desenvolver ações de pesquisa, extensão, publicações científicas e também a elaboração de um livro bilíngue a ser publicado pela Editora IF Goiano. Outra expectativa é conseguir executar a mobilidade estudantil, promovendo o intercâmbio cultural e acadêmico entre as instituições e permitindo que os estudantes ampliem seus horizontes, adquiram novos conhecimentos e desenvolvam habilidades interculturais valiosas.

Para a coordenadora da Assessoria Internacional do IF Goiano, Lídia Morais, a visita da Valéria foi um momento de extrema importância e alcance para o IF Goiano e possibilitou que essa parceria entre Brasil e Argentina fosse fortalecida, já que os acordos estão em vias de tramitação considerando todos os agentes envolvidos. "A parceria com instituições argentinas sempre foi vislumbrada em nossa instituição por estar contextualizada dentro do contexto de cooperação Sul-sul e por percebermos forte conexão e diálogo nas linhas de pesquisa prioritárias nos contextos desses dois países. Queremos, também, ampliar as parcerias com outras instituições argentinas", destacou a coordenadora.

O evento contou com a presença de membros da equipe diretiva do IF Goiano, incluindo a Pró-Reitora de Ensino, Geísa d'Avila Ribeiro Boanventura, o Pró-Reitor de Extensão, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, a coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Iraci Balbina Gonçalves Silva e a coordenadora da Editora IF Goiano, Sarah Bertolli.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: