PIQ

Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 17h43 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 17h45 | Acessos: 458

Descrição: O Programa Institucional de Qualificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (PIQ IF Goiano) tem por objetivo principal fomentar a capacitação de servidores do IF Goiano em nível de mestrado e doutorado, através de cotas de bolsas institucionais.

Para quem: Servidores do quadro permanente do IF Goiano em efetivo exercício e que estejam admitidos (regularmente matriculados) em Programas de Pós-Graduação Stricto sensu reconhecidos pela CAPES ou equivalente no exterior.

Como funciona: O PIQ é um programa institucional e, no IF Goiano - Campus Cristalina, está sob responsabilidade da Unidade de Pesquisa. O edital de seleção é publicado semestralmente pela PROPPI. São disponibilizadas cotas de bolsas de mestrado no valor mensal de R$ 1.500,00 e de doutorado no valor mensal de R$ 2.200,00 pelo prazo de doze meses, a partir do resultado final do processo seletivo, podendo ser renovadas anualmente, até atingir o limite de 24 meses para mestrado e 48 para doutorado, se atendidas as condições descritas no regulamento do PIQ. O número de cotas é divulgado no edital, de acordo com estudo de demanda e interesse institucional feito em cada campus. Tanto o número de cotas quanto a implementação das bolsas estão condicionados a disponibilidade financeira do Campus. As inscrições devem ser feitas via SUAP por meio de processo eletrônico encaminhado à Unidade de Pesquisa, apensando a documentação exigida no edital. A avaliação da documentação e do mérito é feita por comissão designada pela PROPPI. Em até 10 dias após o início de cada semestre letivo, o servidor deverá apensar ao mesmo processo no SUAP o Comprovante de matrícula, o Relatório Semestral de Atividades e o parecer do orientador, assinado, atestando frequência de atividades, desempenho acadêmico e previsão de defesa da dissertação/tese. Ao final do curso, o servidor deverá comunicar formalmente a Unidade de Pesquisa, por meio de ofício, em até 10 dias úteis. Ao obter o comprovante do título obtido, apensar cópia ao processo eletrônico em até 90 após a defesa da dissertação/tese.

Fluxo no SUAP:

Para inscrição e implementação da bolsa:

1. Módulo DOCUMENTOS >> Adicionar documento de texto >> Tipo: Edital PIQ >> Modelo: (ver todos os anexos requisitados em edital)

1. Crie um processo, inclua os documentos internos e faça upload dos demais arquivos requeridos em edital. Em seguida encaminhe com despacho à UPESQ-CRIS.

Para o relatório semestral:

1. Módulo DOCUMENTOS >> Adicionar documento de texto >> Tipo: Edital PIQ >> Modelo: Relatório Semestral. O relatório deve conter: dados da seleção (nº edital, data/prazo de afastamento), período de atividades do relatório semestral, dados do curso (instituição, nome do PPG, nível, orientador...), disciplinas cursadas e créditos obtidos, atividades desenvolvidas em relação ao projeto de pesquisa, produções e publicações científicas/técnicas, participação em eventos etc., bem como o cronograma de atividades a serem desenvolvidas e metas.

1. Inclua o relatório no processo de afastamento; faça também upload dos seguintes documentos: a) parecer do orientador, assinado, b) declaração de matrícula e c) histórico escolar. Envie o processo com despacho para a UPESQ-CRIS.

Documento regulatório: Regulamento do PIQ (RESOLUÇÃO Nº 093/2017 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017)