A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > SEI/Suap
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes – SEI/SUAP

Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 16h00 | Última atualização em Quarta, 14 de Março de 2018, 16h00 | Acessos: 399

Perguntas Frequentes – SEI/SUAP

 

  • O que é o SEI/SUAP?

 O Sistema Eletrônico de Informações (SEI/SUAP) é um sistema de gestão documental desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Foi adotado pelo Instituto Federal Goiano como sistema padrão a ser utilizado. Trata-se de uma ferramenta que tem suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos eletrônicos. Reduz o tempo de elaboração e tramitação de documentos e processos, além de proporcionar economia significativa do uso de papel.

 

  • Por que o IF Goiano aderiu a esse sistema?

 A adesão à sistemas informatizados que possibilitem a gestão de processos e documentos eletrônicos é de caráter obrigatório para todas as entidades da Administração Pública Federal, segundo o Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. Além do referido decreto, diversas legislações correlatas foram publicadas pelo Governo Federal com a intenção de se padronizar o uso desses sistemas em âmbito nacional.

 

  • O SEI/SUAP está sendo utilizado no IF Goiano?

 Sim. A Reitoria do IF Goiano foi a unidade escolhida para dar início à utilização deste sistema por meio do projeto piloto: Requerimento de Substituição Remunerada. Além do mais, a Comissão para Implantação do SEI/SUAP no IF Goiano possui a expectativa de que todos os trâmites de documentos e processos eletrônicos institucionais sejam realizados a partir de maio de 2018, substituindo por completo a forma atual de gestão de documentos.

 

  • Como será realizada a gestão de documentos no SEI/SUAP?

 Atualmente os processos são autuados em seu formato físico e sua tramitação é registrada e acompanhada por meio do SUAP. No SEI/SUAP o servidor poderá desenvolver seu trabalho de forma integral por meio do sistema, possibilitando a ele criar e acessar documentos e processos eletrônicos de forma remota e em tempo real.

 

  • Quem é o responsável pela gestão do SEI/SUAP no IF Goiano?

 A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) da Reitoria foi a responsável pela verificação da viabilidade técnica e adequação do SEI/SUAP no âmbito do IF Goiano. Posteriormente foi designada pelo Reitor a Comissão de Implantação do SEI/SUAP. As atividades dessa comissão são realizadas na Reitoria e todo o trabalho desenvolvido é pautado em legislações e cronogramas exigidos pelo Ministério do Planejamento. Em caso de dúvidas entrem em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

  • Quando ocorrerá a implantação por completo do SEI/SUAP no IF Goiano? Haverá capacitações?

 A previsão é que a implantação aconteça no primeiro semestre de 2018. O Plano de Trabalho para as capacitações foi aprovado pelo Colégio de Dirigentes no final do ano de 2017. O cronograma das capacitações será divulgado com antecedência por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM). A previsão é que as capacitações ocorram tanto na Reitoria quanto nos campi, no primeiro semestre de 2018.

 

  • Existe algum regulamento do SEI/SUAP no IF Goiano?

 Sim. Por meio de diversos encontros a Comissão de Implantação do SEI/SUAP no IF Goiano elaborou minuta de regulamento para este sistema, no qual foi  apresentada ao Colégio de Dirigentes. Após aprovada por este colégio, a comissão de implantação encaminhou a minuta ao Reitor sugerindo a consulta pública institucional, que ocorreu no período de 01 a 08/02/2018. A última instância será a apreciação pelo Conselho Superior que ocorrerá em breve.

 

Fim do conteúdo da página